O WhatsApp está prestes a dar um passo significativo em relação à compatibilidade de dispositivos. A partir de 24 de outubro próximo, o aplicativo de mensagens mais popular do mundo encerrará o suporte para smartphones que ainda operam com o sistema operacional Android 5.0 Lollipop ou versões anteriores.
Por mais que a presença do Android Lollipop pareça uma estatística insignificante (cerca de 1,8% dos dispositivos em circulação ainda contam com essa versão do sistema operacional), essa porcentagem equivale a aproximadamente 58 milhões de telefones e tablets que serão afetados por essa decisão, de acordo com os dados fornecidos pela Statista.
Ou seja, você pode até não conhecer alguém que conta com um telefone com o Android 5.0 atualmente, mas é muita gente que terá dores de cabeça a partir de amanhã. Então, vale a pena responder a pergunta que dá título para esse artigo: o que acontece quando o WhatsApp deixa de oferecer suporte?
Fique de olho na versão do sistema operacional
A chave para entender essa transição reside no sistema operacional de seu dispositivo.
Atualmente, o WhatsApp é compatível com dispositivos que executam o Android OS 4.1 ou superior, iOS 12 e versões posteriores, e o KaiOS 2.5.0 e suas iterações mais recentes, incluindo os dispositivos JioPhone e JioPhone 2.
No entanto, a partir da próxima semana, a barra de compatibilidade será elevada para o Android, e apenas os dispositivos com Android 5.0 ou versões posteriores receberão suporte. Como fica evidente, a compatibilidade é ditada principalmente pelo sistema operacional em execução no seu dispositivo.
Embora a porcentagem de dispositivos afetados possa parecer pequena (e, de fato é, considerando todo o universo de dispositivos), há pessoas que serão diretamente impactadas por essa mudança. Para aqueles com telefones mais antigos e um uso básico, que mantiveram seus dispositivos funcionando até hoje, essa transição é especialmente relevante.
Vale ressaltar que o Android 5.0 foi lançado em 2014, mas no ano passado, quando o WhatsApp atualizou seus requisitos para Android 4.1 e versões posteriores, a situação era a mesma, já que estamos falando de dispositivos com cerca de 10 anos de idade.
A boa notícia é que o Meta não deve abandonar por completo os usuários de smartphones mais antigos. Antes que o seu dispositivo seja considerado incompatível, você receberá notificações e lembretes de atualização. O problema surge quando você não pode atualizar seu sistema operacional. Nesse caso, o WhatsApp simplesmente deixará de funcionar, sem qualquer tipo de aviso prévio.
E é por isso que artigos como esse são válidos: para alertar quem o WhatsApp não consegue alcançar pelo tempo de uso do dispositivo.
Por que o meu smartphone não é mais compatível com o WhatsApp?
Essa é uma pergunta frequente e recorrente com os usuários mais leigos, ou para aqueles que não entendem que nada nessa vida é eterno.
De acordo com a página de suporte da plataforma, todos os anos são avaliados os dispositivos e sistemas mais desatualizados, bem como aqueles com uma base de usuários mais reduzida antes de tomar qualquer decisão sobre a manutenção do suporte para esses casos.
Além disso, consideram se os dispositivos têm as atualizações de segurança mais recentes e as funcionalidades necessárias para executar o WhatsApp e suas inovações, permitindo que concentrem seus recursos em oferecer compatibilidade aos dispositivos mais modernos.
Na prática, quando chegar o momento, você verá uma mensagem indicando o fim do suporte, e o WhatsApp deixará de funcionar em seu telefone. Isso significa que você não poderá mais enviar ou receber mensagens, compartilhar fotos, ouvir áudios e realizar outras funções.
Quando isso acontecer, a solução lógica é simples e direta: se você deseja continuar a usar o WhatsApp, considere a aquisição de um novo dispositivo com um sistema operacional compatível com o aplicativo de mensagens.
Mas existe uma pequena brecha que pode ser explorada. Na página de aviso do WhatsApp, você encontrará a data em que o aplicativo expirou. Isso abre a possibilidade de “enganar temporariamente” o WhatsApp ao ajustar a data do dispositivo.
Teoricamente, essa estratégia pode funcionar, mas lembre-se de que ela é apenas um paliativo que só vai adiar o inevitável, e não uma solução definitiva. Sem falar que mudar a data do dispositivo pode resultar em problemas com outros aplicativos.
Portanto, se você faz parte dos usuários afetados pelo fim do suporte do WhatsApp, ou você atualiza o seu smartphone atual ou compra um novo telefone compatível com os requisitos atuais do aplicativo. A decisão é sua, mas está condicionada às duas opções. E
E vida que segue.