O YouTube está em guerra com todos os bloqueadores de anúncios disponíveis na internet. Essa publicidade irritante, que com frequência interrompe a experiência de visualização dos vídeos no serviço, sempre foi uma fonte de frustração para muitos usuários.
O Google tem intensificado sua luta contra os bloqueadores de anúncios, fazendo com que algumas extensões percam eficácia para essa tarefa. Recentemente, a plataforma começou a notificar os usuários que o uso de bloqueadores de anúncios viola os Termos de Serviço. Em meio a essa pressão, a empresa “incentiva” as pessoas a assinarem o YouTube Premium, o que não é do interesse de todos.
Porém, descobriram uma maneira simples e legal de remover os anúncios do YouTube, sem a necessidade de pagar uma assinatura. E o detalhe curioso é que essa solução está ligada ao saudoso Windows Phone.
Para quem dizia que o Windows Phone não servia para nada…
Os saudosistas do finado Windows Phone vão gostar desse truque. Muitos alegam que o sistema operacional móvel da Microsoft era muito além do que sempre foi (um cavalo de Troia para acabar com a Nokia), afirmando que a plataforma foi subestimada por usuários e especialistas.
E o tempo deu razão para os mais otimistas. Agora, sabemos que o Windows Phone também serve para passar a perna no Google e acabar com a publicidade no YouTube de forma legal, deixando a experiência de uso muito mais limpa e prazerosa.
Para aplicar esse truque, você vai precisar de uma extensão chamada “User-Agent Switcher for Chrome”, desenvolvida pelo próprio Google (olha só que irônico). Essa extensão permite que você escolha o Agente de Usuário do seu navegador, que é um cabeçalho HTTP que identifica o sistema operacional que você está usando.
A mágica acontece quando você seleciona o Agente de Usuário do Windows Phone.
Automaticamente, todos os anúncios no YouTube desaparecem. Se, por algum motivo, você encontrar problemas, pode simplesmente voltar ao Agente de Usuário do Windows 10 ou o sistema operacional que estiver usando.
A parte mais irônica desse truque está no fato de que, durante a era do Windows Phone, uma das grandes ausências era o aplicativo oficial do YouTube, e as tentativas da Microsoft de criar uma alternativa foram rejeitadas pelo Google. Agora, de certa forma, parece que há uma vingança póstuma.
Não há garantias de que vai funcionar por muito tempo
Para os usuários mais animados por ter uma experiência limpa no YouTube e que não querem pagar um centavo sequer para a gigante de Mountain View por isso, vale um alerta antes de terminar.
Embora essa solução seja eficaz no momento, é importante notar que o Google pode tomar medidas para anulá-la no futuro. Portanto, aproveite essa alternativa enquanto ela durar e desfrute de uma experiência de visualização mais tranquila no YouTube.
Ou se prepare para colocar a mão no bolso e pagar pelo YouTube Premium, caso realmente entenda que não vai ter uma vida saudável com tanta propaganda na plataforma de vídeos.