TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia É quase impossível impedir que um case para smartphone transparente fique amarelado | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Gadgets e Acessórios | É quase impossível impedir que um case para smartphone transparente fique amarelado

É quase impossível impedir que um case para smartphone transparente fique amarelado

Compartilhe

Alguns fabricantes de smartphones (como a Xiaomi, por exemplo) incluem um case transparente no kit de venda dos smartphones. E o que é uma boa ideia acaba se tornando uma maldição a longo prazo.

E o motivo para tal afirmação é tão simples e cristalina como a água: a maioria desses cases acabam amarelando com o passar do tempo.

Os cases de TPU (Poliuretano Termoplástico) são resistentes, flexíveis e baratos. Porém, esse material acaba se degradando com o tempo, fazendo com que esses cases acabem com esse aspecto amarelado.

A pior parte? Combater esse efeito colateral é quase inútil.

 

 

 

O TPU conquistou o mundo

Hoje, existe todo um mercado em torno dos cases para smartphones, em um segmento que faturou receitas globais de US$ 21.4 milhões em todo o mundo.

Muitos fabricantes se dedicam tanto aos esforços para incluir o acessório no seu kit de venda, algo que é evitado pelos novos tempos. E além do aspecto de proteção contra quedas e pancadas, os cases são itens bem colecionáveis na mão de usuários mais ávidos por esses produtos.

A maioria dos fabricantes liberam cases de TPU para alguns dos seus dispositivos. O gesto é muito nobre, mas por conta das diferentes variantes da vida, esse case pode começar a amarelar.

E não tinha problema algum… até agora: o material é reciclável, resistente à abrasividade, além de suportar elementos típicos do uso diário do dispositivo, a sua resistência e durabilidade.

E tudo isso, com um custo muito mais acessível para os usuários, o que explica automaticamente a sua popularidade junto aos usuários de smartphones.

Mas… esse material está bem longe de problemas.

 

 

 

Plásticos e a luz ultravioleta não se entendem

Na realidade, o material original do TPU é amarelo. Os fabricantes dos cases de smartphones aplicam uma camada de tinta azul em cima do case para alcançar um acabamento transparente.

Como este é um polímero volátil (apesar desse formato demonstrar uma certa rigidez) a cor do case pode alterar por conta do calor excessivo, determinadas diferenças onde o acessório acaba sofrendo as maiores consequências.

Os cases de TPU contam com uma propriedade muito particular de refração ou reflexão da luz azul. A alteração das cores no case acontece por conta da resposta da luz, e a luz ultravioleta vai quebrando essas conexões com o tempo, dando lugar a outras cadeias mais curtas e desordenadas.

No final das contas, tal e como aconteceria com os cases de silicone e de outros matérias, é a exposição ao sol que resulta na degradação, provocando o amarelado no case que vai se agravando com o passar do tempo.

 

 

 

Tem como evitar isso?

Há quem diga que sim, mas como essas pessoas estão passando essas dicas em vídeos curtos no YouTube ou no TikTok, é sempre bom desconfiar.

Um dos métodos é limpar o case com água e sabão combinado com o álcool isopropílico. Outra forma que dizem que dá certo é dar um banho em um preparado com soluções diferentes, que incluem uma água oxigenada de 40 volumes.

Nos dois casos, não dá para recuperar a aparência original das cases, e nenhum dos dois métodos melhoraram a aparência do case. Só conseguiram limpar e desinfectar o acessório, mas sem alertar para uma aparência diferente.

No final das contas, a melhor solução é a mais óbvia em menos dramática: compre outro case.

Se o material não é reciclável, tente trocar por um produto que não vai ficar amarelado com o passar do tempo. Lembrando sempre que beleza não é algo tão relevante assim, e você ainda tem a opção de usar o case que você já tem por mais tempo, pois questões estéticas raramente comprometem as funcionais.

Até mesmo os cases mais resistentes podem mudar de cor com o passar do tempo e podem se degradar. Logo, tente relaxar, pois esse é um dos detalhes que podem acontecer com todo mundo.


Compartilhe