Wetten.com Brasil Apostas
Home » Software » Por que as mensagens temporárias no WhatsApp são inúteis nesse momento

Por que as mensagens temporárias no WhatsApp são inúteis nesse momento

Compartilhe

O WhatsApp tornou oficial o recurso de mensagens com autodestruição. Porém, para a surpresa de muitos (ou zero surpresa de outros tantos), o novo recurso conta com tantas limitações, que ele pode ser considerado algo imprestável nesse momento.

Vamos apresentar as principais críticas sobre o recurso, na esperança que o Facebook mude a sua dinâmica, pois esta é uma função que muitos usuários do WhatsApp esperaram por muito tempo. E, no final das contas, ela não pode ser apenas um peso morto dentro do aplicativo.

 

 

 

Por que esse recurso é inútil no WhatsApp?

 

 

Inicialmente, todos imaginaram que as mensagens enviadas no WhatsApp com o recurso de autodestruição teriam o seu prazo de temporalidade mais personalizada e com uma menor duração. Porém, com sete dias vigentes para a remoção automática, seu efeito prático é o mesmo que nada, o que desiludiu muita gente, a ponto de deixar a opção pouco ou nada atraente.

Se a ideia em ativar a autodestruição de mensagens com esse prazo de temporalidade das mesmas era oferecer uma maior privacidade das conversas, tal limitação não consegue esse objetivo. Sete dias é um tempo mais que suficiente para que os usuários mal intencionados encaminhem tais mensagens para outro chat, salvando a mesma em uma captura de tela ou exportando o chat na nuvem.

Não é possível que a turma de Mark Zuckerberg não consegue fazer algo melhor do que isso nesse aspecto.

 

 

 

E como esse recurso funciona no Telegram?

 

 

Aqui, a comparação com o Telegram é obrigatória. E esse aplicativo está oferecendo cada vez mais opções ao recurso de autodestruição de mensagens nas conversas, com prazos que variam entre 7, 15, 30 e 60 segundos depois da mensagem ser lida pelo destinatário. Sem falar que, durante o período de validade da mensagem, não é possível realizar uma captura de tela daquela conversa, nem mesmo reenviar a comunicação para outro chat.

Eu nem precisava dizer que este é o comportamento de um aplicativo que realmente respeita a privacidade do usuário. Nesse sentido, o Telegram é muito melhor que o WhatsApp.

Ou seja, a chegada do recurso de autodestruição de mensagens no WhatsApp é um avanço a ser apreciado na plataforma. Um passo bem mais lento do que se esperava, e que pode receber muitas modificações para sua otimização. Mas ao menos é um passo.

Mas tem que melhorar muito para ser considerado um recurso válido e realmente útil. Nesse momento, a autodestruição no WhatsApp é algo simplesmente imprestável.


Compartilhe