Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como usar o recurso de grupo de guias do Google Chrome

Como usar o recurso de grupo de guias do Google Chrome

Compartilhe

Eu tenho pelo menos umas 50 abas abertas no Google Chrome instalado em meu computador. Mas faço isso porque sou produtor de conteúdo e também porque eu tenho um computador que me permite cometer tal loucura. Mas tenho consciência que boa parte dos usuários não contam com máquinas potentes, e precisam conter o uso de recursos.

Mas esse post é mais voltado para quem pode se dar ao luxo de manter várias abas abertas no Chrome. E, independente do perfil de uso que você tem com o seu computador, é importante contar com recursos que aumentam a sua produtividade no equipamento. E manter tudo em ordem é uma forma interessante em aumentar a sua produtividade.

O Google Chrome tem um novo recurso que pode interessar aos mais organizados. A função se chama Tab Groups, ou Grupo de Abas, e permite agrupar os sites abertos em diferentes janelas dentro do navegador com um único clique. Esses grupos de abas podem ser etiquetadas e receber uma marcação de cor.

Dessa forma, fica muito mais fácil se organizar dentro do caos que você criou no seu navegador, localizando de forma mais rápida e simples os grupos de abas que fazem parte do mesmo tema. E isso com certeza vai melhorar a sua produtividade durante a navegação na internet.

É importante lembrar que o Google não inventou a roda com essa funcionalidade. O recurso já existe faz tempo em outros navegadores populares, como Vivaldi e Opera, além de algumas extensões que já fazem a mesma coisa, como é o caso do OneTab. Mesmo assim, vale a pena saber que o navegador mais popular da internet conta com a ferramenta de forma nativa, dispensando assim o uso de softwares complementares.

O recurso Tab Groups também pode ser muito útil para aquelas pessoas que estão trabalhando em diferentes projetos ao mesmo tempo. Para aquelas pessoas que estão monitorando o avanço de diferentes tarefas ou está visualizando vários sites de análises de produto e de compras, o recurso é perfeito para manter uma maior organização de tudo o que está acontecendo dentro dessas diferentes janelas.

 

 

 

Como organizar abas com a nova função do Google Chrome

 

 

Você pode personalizar os grupos de abas e definir suas tags com palavras e até com emojis. Tudo depende do seu critério na hora de definir como esses grupos serão identificados. A melhor parte do recurso Tab Group é que esses grupos de abas podem ser salvos para uma futura utilização do Chrome: quando você fecha o navegador, os grupos são mantidos, e imediatamente reabertos após executar novamente o software do Google.

A seguir, os passos para criar os grupos de abas no Chrome:

1. Ao abrir uma guia, clique com o botão direito na guia e clique em Adicionar guia ao novo grupo.

2. Selecione o nome e a cor do grupo de guias.

3. Ao abrir novas guias, clique com o botão direito nelas, clique em Adicionar ao grupo e selecione o grupo ao qual deseja adicionar. As guias desse grupo serão sublinhadas com a cor de sua escolha.

4. Depois disso, você pode se deslocar dentro do grupo de guias conforme desejar.


Compartilhe