TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que a queda da pontuação de Cristiano Ronaldo no game FIFA faz todo o sentido do mundo | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Games | Por que a queda da pontuação de Cristiano Ronaldo no game FIFA faz todo o sentido do mundo

Por que a queda da pontuação de Cristiano Ronaldo no game FIFA faz todo o sentido do mundo

Compartilhe

Ano novo. Vida nova. Principalmente para Cristiano Ronaldo, que agora é jogador do Al-Nassr da Arábia Saudita.

Você não sabia disso? Pois é, isso que dá se preocupar com as festas de ano novo e posses presidenciais alheias.

Para quem dormiu no ponto e se emocionou com Lionel Messi ganhando um Mundial de Futebol pela Argentina, durante a competição no Catar, Cristiano Ronaldo foi dispensado do Manchester United e assinou um contrato com o Al-Nassr, um time menor de uma liga menor.

Triste fim para o CR7? Eu não diria isso com o salário bilionário que ele vai passar a receber a partir de agora.

Porém, agora sabemos que essa transação impactou de forma considerável a sua reputação dentro do cenário virutal estabelecido pelo game FIFA 23.

E isso se alinha perfeitamente com tudo o que aconteceu no mundo real.

 

Reputação é tudo nesse mundo

Todo mundo sabe que a carreira de Cristiano Ronaldo nos gramados está em clara decadência, o que não apaga tudo o que ele fez no futebol até hoje. Ele sempre será um dos mais espetaculares jogadores de futebol da história.

Porém, ele ainda está em atividade, e a mudança do Manchester United para o Al-Nassr impactou de forma direta nos seus dados de força do FIFA. Pela primeira vez em anos, a pontuação de Cristiano Ronaldo no jogo da Electronic Arts está abaixo do umbral psicológico do 90.

Neste momento, Cristiano Ronaldo tem pontuação total de força de 88, o que poderia ser considerado excelente para qualquer jogador do planeta. Mas como estamos falando de um autêntico ciborgue, não dá para não associar que o jogador também saiu da elite do futebol virtual, assim como aconteceu no mundo real.

O que é importante acrescentar como informação útil para quem está acompanhando este conteúdo é o aprofundamento da mecânica que determina a pontuação de um atleta no game FIFA. Muitos não sabem, mas o processo é um pouco mais complexo do que parece.

 

A chamada Reputação Internacional no game FIFA

Para quem não sabe a pontuação de um jogador em FIFA não é determinada exclusivamente pelos seis números que aparecem no seu cartão do Ultimate Team, muito menos por uma média ponderada por sua performance do mundo real.

A rede de analistas esportivos da Electronic Arts estabelece pontuações para cada um dos atributos objetivos, algo que é mais do que esperado para qualquer jogo de videogame esportivo. Para quem não sabe, os atributos são: aceleração, agressividade, passe curto, chutes de longa distância, velocidade e condicionamento físico).

Porém, a pontuação geral de cada cartão de jogador é estabelecida por uma lógica completamente diferente da estabelecida pela matemática pura e simples.

O jogo FIFA considera coeficientes que indicam a valorização do jogador baseado na sua posição em campo. Por exemplo, aspectos defensivos são mais valorizados para um jogador de meio campo e pontos de velocidade ganham destaque para um lateral ou atacante.

Por outro lado, a chamada Reputação Internacional é um dos fatores que também influenciam na pontuação geral. Dependendo do mercado que você está, isso vai afetar o seu valor dentro do jogo.

Outro fator que deve ser considerado nessa complexa equação é o tempo de carreira de cada jogador. Não dá para comparar o potencial e a perspectiva de progressão de performance de Vinícius Júnior e de Cristiano Ronaldo, pois cada um deles está em momentos completamente diferentes no futebol.

Dito tudo isso, podemos entender a essa altura do campeonato que jogadores com posições similares que atuam no mesmo mercado podem ter pontuações próximas, onde as diferenças basicamente se estabelecem nas suas características específicas.

Porém, os fatores periféricos a isso entram nessa equação. E no caso de Cristiano Ronaldo, muitas coisas aconteceram ao mesmo tempo.

 

E no caso do Cristiano Ronaldo?

Quando somamos todos os fatores apresentados até aqui e olhamos especificamente para Cristiano Ronaldo, podemos comprovar que ele está sim em claro declínio no mundo real e no jogo FIFA. Mesmo assim, ele é tão espetacular, que conseguiu se sustentar no topo muito mais do que qualquer outro atleta considerado “mero mortal” no futebol.

Ele nunca ficou com uma pontuação abaixo de 90 desde 2010, e por muitos anos ele não só igualou Lionel Messi na máxima pontuação possível no jogo, como até superou o argentino na primeira posição.

E tudo isso é mérito único e exclusivo de Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores de futebol da história.

Por outro lado, faz total sentido que ele perca pontos em vários dos seus atributos ao longo dos últimos anos. E sua nova pontuação foi estabelecida principalmente com a sua recente saída do Manchester United, ao ter o seu status de contrato convertido em agente livre durante o Mundial do Catar.

As especulações sobre a sua ida para a Arábia Saudita aumentaram durante o Mundial, e a confirmação da transferência aconteceu antes da final entre Argentina e França.

Agora, olhando exclusivamente para o seu desempenho esportivo nos últimos meses, tanto no Manchester United onde ficou no banco de reservas porque era pouco decisivo nas partidas, como pela seleção de Portugal durante o Mundial (onde também ficou no banco), é impossível não desassociar o desempenho da vida real de Cristiano Ronaldo com a queda de pontuação estabelecida pela Electronic Arts para o jogador em FIFA 23.

O mesmo acontece com vários jogadores que vão para outros clubes durante a janela de transferências estabelecida no período natalino a cada ano. Isso é algo absolutamente normal.

E é natural que cause estranheza no caso de Cristiano Ronaldo. Afinal de contas, estamos falando do ciborge.

Ou seja, estamos mesmo diante do fim de uma grande era do futebol. O jogo FIFA não vai mais receber esse nome na próxima temporada, ou pelo menos não será controlado pela Electronic Arts.

E agora, testemunhamos a decadência de Cristiano Ronaldo em um jogo de videogame, algo que muitos nunca imaginaram que poderia acontecer.

Tudo tem começo, meio e fim nessa vida. É a ordem natural das coisas.


Compartilhe