TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como gravar a tela em um smartphone Android | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como gravar a tela em um smartphone Android

Como gravar a tela em um smartphone Android

Compartilhe

Gravar conteúdos em smartphones Android se tornou uma das tarefas mais comuns entre os usuários do sistema operacional móvel do Google.

Seja para gravar o desempenho em jogos, seja para gravar tutoriais em vídeo para o YouTube, o recurso de gravação de tela é importante para um grande grupo de usuários que está cada vez mais engajado em criar conteúdo para as plataformas digitais.

A boa notícia aqui é que o processo de gravação dos conteúdos exibidos na tela dos smartphones Android é algo simples e acessível para qualquer usuário, independente do seu nível de experiência com o sistema operacional mais utilizado do mundo.

Neste artigo, mostramos como você pode gravar os conteúdos exibidos na tela de um dispositivo Android de forma simples e prática.

 

Como gravar a tela no Android

O Google também decidiu facilitar a vida dos usuários do Android na hora de gravar os conteúdos de tela nos smartphones e tablets com esse sistema operacional. E a forma de fazer isso é a mesma adotada pela Microsoft e Apple: integrando um gravador de tela próprio.

Não depender de softwares de terceiros é a melhor coisa que pode acontecer para qualquer usuário. Além de dispensar a necessidade de instalação de um software que você não conhece a origem e pode contar com um monte de propagandas indesejadas, você não compromete o desempenho do dispositivo com mais um software executando o tempo todo (e utilizando recursos a mais que o necessário).

O único inconveniente do sistema de gravação integrado do Android é que ele só está presente nos dispositivos que contam com o Android 11 ou superior. Por outro lado, é de se esperar que, a essa altura do campeonato, a maioria dos smartphones com o sistema do Google já deve contar com, pelo menos, essa versão (e não abaixo disso).

O processo para ativar o gravador de tela do Android é bem simples.

Primeiro, na área de trabalho do Android, deslize com os dois dedos a partir da parte superior da tela até a parte inferior para que apareçam os ajustes rápidos do dispositivo.

Dentro dos ajustes rápidos, você vai ver um botão para gravação de tela. Ao tocar neste botão, vai aparecer na tela a opção para a gravação de áudio, o que permite a escolha entre o microfone dedicado (se este estiver conectado ao dispositivo), o microfone integrado do dispositivo ou ambos.

Também é possível escolher se queremos que os toques que são registrados na tela apareçam na gravação, algo que é muito útil para os usuários que vão gravar vídeos de tutoriais para o YouTube.

Quando você clicar em Começar, um contador regressivo vai aparecer na tela e, depois que este indicador desaparecer, o software vai gravar tudo o que acontece na tela do smartphone Android. Um símbolo vermelho no canto superior direito da tela vai indicar que o software está gravando o conteúdo em exibição.

 

E os smartphones com Android 10 ou inferior? Como faz?

Primeiro, eu não sei o que você ainda está fazendo com um smartphone com Android 10 ou inferior.

Com o passar do tempo, o seu dispositivo vai ficar cada vez mais obsoleto, pois não será compatível com as novas versões dos aplicativos Android mais populares e (o mais grave) ficará vulnerável para novas ameaças de software.

Dito isso, você tem duas alternativas na vida:

  • Ou compra um novo smartphone Android (eu sei que não está fácil para ninguém, mas é melhor que usar um telefone com software desatualizado e vulnerável);
  • Ou corre o risco, e usa um aplicativo de terceiros para gravar os conteúdos exibidos na tela do seu smartphone (correndo o risco desse aplicativo explorar as vulnerabilidades já presentes no seu dispositivo, além de sofrer com a perda de desempenho pelo excesso de publicidade em exibição no telefone).

No final, a escolha é sempre sua.


Compartilhe