Se você segue a conta oficial do Windows no Twitter, pode ter visto na sua timeline um vídeo promocional que até parece ser uma brincadeira: a Microsoft está apresentando o ‘novo’ Windows 1.0. Em pleno 2019.

Até poderia ser uma casualidade ou curiosidade, mas a conta oficial do Windows no Instagram (com 1.4 milhão de seguidores) apagou todo o seu conteúdo, deixando apenas o peculiar vídeo.

O que está acontecendo?

 

 

Uma viagem ao passado, através dos logos do Windows

 

O vídeo é uma grande viagem pelos logos do Windows, encerrando com o logo do Windows 1.0, que agora é utilizado como avatar das duas redes sociais. Com música dos anos 80 e tudo.

 

https://twitter.com/Windows/status/1145731141695168512

Várias são as teorias para esse evento. Alguns acreditam que é uma parceria com a Netflix, já que o Windows 1.0 vai aparecer na terceira temporada de Stranger Things (a série se passa nos anos 80, e o Windows 1.0 foi lançado em 1985). Detalhe: a conta do Windows no Twitter segue interagindo com os usuários, e prometendo o lançamento do Windows 1.0 para um futuro próximo.

 

 

Falando um pouco mais sério. Muito se especula sobre o futuro da marca Windows, e o que a Microsoft vai fazer com ela no futuro. Será que voltaremos para o Windows 1.0 na nomenclatura? Não é um absurdo: veja o que aconteceu com o Xbox One.

 

 

Por outro lado, as redes sociais das contas estão muito “em modo retrô”, o que pode indicar que a Microsoft vai liberar em breve o código de algum outro componente antigo do Windows, assim como fez recentemente com a calculadora, o gerenciador de arquivos do Windows 3.0, os PowerToys, o .NET Core e outros.

Também está ligado ao fato que a plataforma de apps universais vai mudar de nome, se chamando Windows Apps, fechando a brecha destes para os apps Win32. E não se esqueça que a Microsoft há meses fala sobre a sua nova visão de “sistema operacional moderno”, sem mencionar o nome Windows.

Pode ser uma simples campanha promocional nostálgica, ou algo maior para o futuro do Windows que está por vir. Vamos ter que esperar um poco mais para descobrir o que é.