POCO X2 vs Pocophone F1: o que mudou?

Compartilhe

O Pocophone F1 foi lançado em 2018, e nada do Pocophone F2 aparecer em 2019. Então, a POCO se tornou uma marca independente da Xiaomi e apresentou o POCO X2, que inclui uma série de tendências esperadas para os smartphones de 2020.

Não sabemos se o Pocophone F2 vai aparecer um dia, mas pelo menos nesse momento, vamos considerar o POCO X2 o sucessor espiritual do Pocophone F1. Por isso, o comparativo desse post envolve esses dois modelos.

 

 

Um passo atrás no processador, um passo adiante em todo o resto

A primeira grande diferença entre os dois modelos está no processador. Se o Pocophone F1 recebia o Snapdragon 845, o novo POCO X2 (da mesma forma que acontece com a variante 4G do Redmi K30) aposta no Snapdragon 730G. São séries diferentes, onde a primeira é típica de um top de linha, enquanto que a segunda está na faixa de linha média premium.

As opções de RAM (6 e 8 GB) e armazenamento (64, 128 e 256 GB), mas a bateria melhorou de 4.000 mAh para 4.500 mAh, mantendo o recurso de recarga rápida, mas com 27W para o novo modelo. O sistema operacional evoluiu com o tempo: o POCO X2 chega ao mundo com o Android 10 + MIUI 10, enquanto que o Pocophone F1 chegou com o Android 8 Oreo e recebeu o update para o Android 9 Pie, mantendo a MIUI e a POCO Launcher.

Outro diferencial importante está na tela. O POCO X2 mantém a tela LCD com resolução FullHD+, mas com uma diagonal maior (6.67 polegadas, contra 6.18″ do Pocophone F1), e com uma taxa de atualização de 120 Hz, além de trocar o notch alargado por um furo na tela no canto superior direito.

 

 

Mais câmeras na frontal e na traseira

Outra melhoria importante apresentada pelo POCO X2 está na parte fotográfica. A câmera frontal, alojada no furo da tela, passa a ser dual, com sensores de 20 MP + 2 MP. Já na câmera traseira, o número de lentes foi duplicado: no Pocophone F1, temos apenas os dois sensores de 12 MP + 5 MP, enquanto que o POCO X2 possui o sensor principal da Sony (IMX686) de 64 MP (f/1.89) + sensor macro de 2 MP + grande angular de 8 MP com 120 graus + sensor de profundidade de 2 MP para fotos bokeh.

A câmera traseira volta a ficar alojada em um módulo vertical, mas no POCO X2 não temos o leitor de digitais junto à eles, pois o mesmo foi deslocado para a lateral. No acabamento, o plástico mate do Pocophone F1 foi substituído pelo cristal Corning Gorilla Glass 5 brilhante. Na conectividade, temos as mesmas opções nos dois modelos, incluindo o conector para fones de ouvido e a porta USB-C.

 

 

Conclusão

As mudanças foram significativas no POCO X2, que é conceitualmente superior ao Pocophone F1, apesar de contar com um processador menor. O conjunto geral do novo modelo é mais premium, e até mesmo a presença do Snapdragon 730G é mais coerente com a proposta geral do produto. Dessa forma, a POCO conseguiu definir bem a categoria do seu produto, ao mesmo tempo que entregou a tão desejada relação custo benefício que muitos usuários encontraram no primeiro modelo.


Compartilhe