A lista de 20 jogos do PlayStation Classic foi recebida, mas alguns gamers notaram a ausência de alguns jogos muito importantes. Porém, a Sony nunca teve a capacidade de criar um grande catálogo de títulos próprios.

Esse post tenta explicar por que isso aconteceu.

 

 

Licenças de músicas

 

 

Vários estúdios aproveitaram o fato do console utilizar CDs para incluir músicas populares. E essas músicas exigem os direitos autorais para serem utilizadas.

Trilhas de jogos esportivos como Tony Hawk Pro Skater ou JetMoto são muito populares, e as negociações dos direitos autorais são sempre bem complexas. Tais direitos são limitados a um certo período de tempo, e seu impacto está relacionado com as vendas dos jogos depois de certo tempo. Logo, é compreensível que a Sony tenha deixado jogos problemáticos de lado.

 

 

Licenças adicionais

 

Madden 98 é um clássico, mas tem licenças com a NFL e seus jogadores. Gran Turismo é outro jogo irretocável, mas conta com 140 carros licenciados com suas marcas, além de algumas músicas com direitos de autor.

E, se existe algo mais complicado do que licenciar músicas é a negociação com fabricantes de carro e com a NFL. E isso faz com que tais jogos também fiquem de fora.

 

 

Remakes, re-lançamentos e remasterizações

 

 

Crash Bandicoot, Spyro the Dragon e Resident Evil 2 poderiam estar no PlayStation Classic, mas todos ficaram de fora porque não pertencem à Sony e porque já contam com versões ‘melhoradas’ no mercado.

Os melhores jogos do PlayStation era de estúdios de terceiros, e muita água rolou por debaixo da ponte. Direitos de jogos como Tomb Raider, Mortal Kobmat 2 e Dino Crisis estão espalhados para outros fabricantes, o que complica (muito) o licenciamento desse jogos.

 

 

Onde está o controle DualShock?

 

 

O Ape Escape é o primeiro jogo do console a exigir o controle DualShock. E nem o jogo, nem o controle estão no pack do PlayStation Classic.

Como o PlayStation Classic é baseado no hardware original, os controles incluídos são os primeiros, os originais. E isso torna o suporte ao Ape Escape algo impossível.

 

+info