A Sony acabou de anunciar o lançamento do PlayStation Classic, console em miniatura que imita a aparência do PlayStation original que inclui 20 jogos originais.

O PlayStation Classic chega ao mercado em 3 de dezembro no Japão, América do Norte, América Latina e Europa, e seu preço sugerido é de US$ 99, em unidades limitadas.

A Sony segue o momento da nostalgia nos videogames iniciado pela Nintendo com o NES Classic e SNES Classic. Outros fabricantes como SNK (Neo Geo Mini) e SEGA (Mega Drive Mini) fizeram o mesmo, mas a Sony pegou todo mundo de surpresa com o lançamento de hoje.

 

 

O novo mini console imita a aparência do PlayStation original, com a mesma disposição de botões, carcaça externa e controles. Porém, e 45% menor nas laterais e tem 80% do volume do console original.

O PlayStation Classic se conecta à TV via cabo HDMI e os controles clássicos do PlayStation estão no kit de venda. Também inclui um cabo USB para a alimentação do console.

O novo console chega ao mundo com 20 jogos pré-carregados. Entre os títulos, temos alguns clássicos, como Final Fantasy VII, Jumping Flash!, R4 RIDGE RACER TYPE 4, Tekken 3 e Wild Arms.

 

 

A data de lançamento do PlayStation Classic não é apenas uma mera casualidade, pensando na época de vendas natalinas. O PlayStation original foi lançado no Japão em 3 de dezembro de 1994.

Na sua época, o PlayStation foi uma verdadeira revolução, pois incluía inovações como a capacidade de renderização 3DCG em tempo real, e a adoção do CD-ROM como mídia de jogos.

A notícia do lançamento do PlayStation Classic é mais que bem vinda. Os fãs de games mais nostálgicos certamente já consideram a aquisição do produto como um bom presente de natal, um dos melhores momentos do ano para ficar na frente da TV jogando videogames.

E é a prova cabal que o mercado retrô de videogames chegou para ficar. Olhar para o passado se torno um grande negócio. E isso vai perdurar por um bom tempo. Felizmente.