PlayStation 5 e Xbox Series X: dez perguntas e respostas sobre os futuros consoles | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia PlayStation 5 e Xbox Series X: dez perguntas e respostas sobre os futuros consoles | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Games | PlayStation 5 e Xbox Series X: dez perguntas e respostas sobre os futuros consoles

PlayStation 5 e Xbox Series X: dez perguntas e respostas sobre os futuros consoles

Compartilhe

Sony e Microsoft preparam o lançamento dos seus respectivos consoles de nova geração, PlayStation 5 e Xbox Series X, que chegam ao mercado no final de 2020. Muitas informações e dados oficiais apareceram nos últimos meses, e isso gerou uma certa confusão em torno dos dois produtos. Algo absolutamente normal.

Por isso, esse post tenta organizar as informações publicadas, dessa vez ignorando por completo rumores e vazamentos, e centrando apenas em tudo o que é oficial sobre os dois consoles.

 

 

A geração PC

Essa é a geração cujos consoles de videogames mais se aproximam dos PCs, mostrando o grau de amadurecimento do setor. Mas faz isso sem perder o seu sinal de identidade principal, ou seja, ainda são consoles. De qualquer forma, trazem consequências importantes, já que a fronteira entre os dois mundos se estreitou demais.

Lembrando que os desenvolvedores continuam centrados nos dois consoles, que agora é novo ponto de partida para os novos projetos de jogos. Vamos ver como o tempo vai lidar com o desgaste natural dessas configurações, já que tanto PS5 como Xbox Series X deixam a porta aberta para versões melhoradas dos dois modelos, o que reforça a ideia de geração PC.

 

 

1. Quais processadores utilizarão o PS5 e o Xbox Series X?

Ambos contarão com um processador AMD Zen 2 semi-personalizado, sem entrar em maiores detalhes. Mas tudo aponta para o uso de um chip de 8 núcleos e 16 hilos, entre 3 GHz e 3.5 GHz.

 

 

2. Utilizarão uma placa gráfica dedicada?

Não, pelo menos não nesse sentido literal. A Microsoft vai contar com uma APU mais compacta e mais simples, reduzindo assim os custos dos componentes. A Sony deve ir pelo mesmo caminho.

 

 

3. Qual GPU utilizarão PS5 e Xbox Series X?

Ambos utilizarão uma solução Radeon semi-personalizada desenvolvida pela AMD, mas sem entrar em detalhes específicos. É quase certo que essa arquitetura será a RDNA, e não a RDNA 2 que está em desenvolvimento e só deve chegar ao mercado no final de 2020.

 

 

4. Suportarão tracejado de raios por hardware?

Sim. Como esta é uma GPU Radeon semi-personalizada, as soluções podem incluir também um hardware dedicado ao tracejado de raios de forma personalizada. Por isso (também) as GPUs do PS5 e Xbox Series X estariam no meio do caminho entre RDNA e RDNA 2.

 

 

5. Quanta memória esses consoles terão?

Números exatos não foram confirmados, mas sabemos que ambos manterão a arquitetura de memória unificada presente no PS4 e Xbox One, dividindo no total entre RAM e VRAM. As últimas informações apontam para pelo menos 16 GB de GDDR6, apoiada por 4 GB de RAM DDR4 reservada ao sistema. Se isso for confirmado, PS5 e Xbox Series X poderão utilizar 10 GB de RAM e 6 GB de memória gráfica.

 

 

6. É correto dizer que esses consoles não terão tempo de carga?

Apesar das expectativas criadas por Sony e Microsoft pelo uso do SSD, na prática, os tempos de carga ainda vão existir, mas em um cenário tão diferente, que esse tempo pode ser eliminado no seu sentido mais tradicional. Os jogos vão seguir processando e carregando novos dados conforme avançamos, mas os tempos de carga não vão desaparecer por completo.

 

 

7. Vamos conseguir jogar em 8K e 120 FPS com o PS5 e o Xbox Series X?

Infelizmente, não. De novo, as expectativas geradas por Sony e Microsoft e as interpretações erradas de alguns veículos levaram os leitores a acreditar que isso seria possível, mas suportar tais resoluções não significa que um console pode rodar jogos nesse nível. A melhor interpretação para essa questão é: PS5 e Xbox Series X suportam resoluções de 8K e 120 Hz, mas não contam com potência suficiente para ir muito além do 4K.

 

 

8. Quanto custarão o PS5 e o Xbox Series X?

Sony e Microsoft não falam de preços, mas enfatizam que os novos consoles vão entregar uma boa relação custo-benefício, com um valor ajustado e razoável para o seu desempenho e suas características. Agora… o que as duas empresas entendem como “preço razoável”? Não faço ideia. Mas tudo leva a crer que os preços vão subir, especialmente quando olhamos para os novos componentes de hardware e na integração do SSD.

 

 

9. Vamos conseguir jogar todos os jogos do PS4 e Xbox One?

É uma das formas para Sony e Microsoft potenciar o valor dos novos consoles, tornando a transição menos traumática para os atuais proprietários. Não sabemos se os jogos da atual geração vão receber melhorias gráficas ou de desempenho com a retrocompatibilidade (muitas coisas sugerem que NÃO), e também não está claro se teremos uma retrocompatibilidade plena (nativa) ou emulada. Vamos esperar por informações oficiais, mas a primeira opção é sempre a melhor.

 

 

10. Quando os dois consoles estarão disponíveis?

O lançamento do PS5 e do Xbox Series X está marcado para o final de 2020. Datas exatas não foram reveladas, mas é certo que os dois chegam ao mercado para as vendas natalinas. Também é certo que não veremos um lançamento simultâneo, com alguns dias ou semanas de diferença entre as regiões do planeta.


Compartilhe