TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia PC vs consoles de videogames: vantagens e desvantagens | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Games | PC vs consoles de videogames: vantagens e desvantagens

PC vs consoles de videogames: vantagens e desvantagens

Compartilhe

Jogar videogames no PC ou nos consoles? Qual dos dois é o melhor?

Essa é uma pergunta que divide povos, atravessa gerações e jamais é respondida com exatidão. É claro que as respostas podem variar, de acordo com o perfil do jogador, a capacidade financeira e do quanto a avó vai investir do dinheiro dela na compra de um ou de outro produto.

Mas para aqueles que realmente querem uma segunda ou terceira opinião para encontrar respostas, vou deixar neste artigo alguns dos principais pontos a favor do PC e dos consoles, baseado em tudo o que vimos, ouvimos e vivenciamos nos últimos anos.

 

Os pontos positivos do PC gaming

 

Versatilidade

O PC consegue se destacar pela sua versatilidade, servindo não apenas como uma plataforma de jogos, mas também para tarefas diversas, como navegar na internet, reprodução multimídia e trabalho. Principalmente o trabalho, pois dá para ganhar dinheiro com o mesmo equipamento que roda o seu jogo AAA favorito.

 

Desempenho

A potência gráfica de um computador supera a dos consoles com certa folga, entregando um desempenho incomparável, especialmente em jogos modernos que exigem alto poder de processamento gráfico.

Já os consoles, por causa das dimensões reduzidas e preços mais modestos, precisam fazer sacrifícios que comprometem o desempenho bruto.

 

Capacidade de atualização

Outra vantagem do PC é que você pode atualizar o equipamento, comprando novos componentes para deixar o equipamento ainda mais potente. Já os consoles são bem mais complexos de serem atualizados, pois contam com uma arquitetura de hardware mais fechada.

 

Gráficos de alta definição

Os computadores com placas gráficas dedicadas oferecem resoluções até 8K, superando os consoles atuais que mal alcançam o 4K.

Recursos como alto alcance dinâmico, ray tracing e alta taxa de quadros são resultantes dessas placas gráficas mais modernas presentes nos computadores, o que resulta em uma experiência visual mais completa.

 

Reparabilidade

O design modular do PC facilita não apenas a atualização, mas também a reparação de componentes. Consoles modernos são praticamente impossíveis de reparar, e qualquer tentativa de conserto anula a garantia.

Já os problemas que aparecem no computador podem ser resolvidos com uma simples substituição de peças.

 

Biblioteca de Jogos

A biblioteca de jogos disponíveis para o PC é muito maior que a de um console, mesmo com a atual guerra de exclusividade nas plataformas. E esse catálogo de jogos para computador só tende a aumentar com o passar do tempo.

 

Periféricos

Você pode interagir com jogos de computador através de um controle ou do teclado e mouse, que oferecem uma maior precisão em jogos do tipo shooters competitivos ou games de estratégia.

A variedade de periféricos no PC oferece opções personalizadas para diferentes tipos de jogos.

 

Os pontos positivos dos consoles

 

Preço

O principal argumento a favor da compra de um console pode ser aquele que é o mais relevante para a maioria das pessoas: o preço.

Um console de videogames é muito mais barato que o custo total de um PC gaming de alta performance montado peça por peça. Logo, Xbox e PlayStation são muito mais acessíveis para a maioria dos jogadores.

Apenas para você ter uma ideia do que estou falando: uma única placa gráfica dedicada de um PC gaming intermediário pode custar mais do que um Xbox Series S.

 

Facilidade de uso

Os consoles também são mais fáceis de se utilizar. Basta conectar o videogame na porta HDMI da TV, ligar o produto na rede elétrica e na internet, realizar as primeiras configurações e sair jogando.

Montar e configurar um PC, mesmo comprando um equipamento que já vem previamente ajustado de fábrica, envolve conhecimentos técnicos e lidar com sistemas operacionais e drivers.

 

Otimização

Jogos de console são otimizados para um hardware específico, garantindo um desempenho consistente. Já no computador há uma variedade de configurações que podem afetar a performance do jogo, e os títulos precisam trabalhar com diferentes arquiteturas de hardware, o que torna a tarefa mais complexa.

A elevada otimização, especialmente nos títulos exclusivos, compensa em parte o desempenho geral inferior dos consoles, entregando uma melhor relação custo-benefício para os menos exigentes.

 

Jogos exclusivos

Por fim, outro forte argumento a favor dos consoles é a exclusividade de alguns jogos, que permanecem exclusivos para os videogames dedicados. Isso faz com que os gamers acabem investindo nesses produtos para poder jogar esses títulos.

Microsoft e Sony vendem consoles apostando nos jogos exclusivos e nos serviços associados, algo que os PCs gaming não podem oferecer de forma nativa (mas atrelado a outros produtos).

 

Qual dos dois é o melhor?

Lembra quando eu disse que essa pergunta dificilmente era respondida com exatidão? Eu escrevi isso no começo do artigo. Você é que não prestou atenção.

É óbvio que PCs gaming e consoles de videogames contam com vantagens e desvantagens que pendem a balança para cada formato de dispositivo, mas é sempre importante ter em mente que o melhor é aquele que vai atender melhor as suas necessidades.

Os gamers mais casuais, que só querem jogar no final de semana, não querem perder um rim comprando um equipamento que rode os jogos de forma minimamente decente ou que gostam de ter uma experiência pronta e descomplicada sempre devem adotar os videogames.

É a melhor experiência para quem gosta dos ecossistemas integrados, para quem tem muitos jogos comprados nas plataformas online, ou para quem faz questão de ter mais um equipamento na sala de casa.

Já os gamers mais exigentes, que preferem montar os equipamentos e vão utilizar o dispositivo para o entretenimento e as tarefas laborais, o computador é a sua pedida.

A flexibilidade de customização e adição de recursos e a qualidade final dos gráficos atrelado ao desempenho superior justificam o investimento a mais que vão fazer nos computadores gaming.

Baseado em tudo isso, analise as suas necessidades, e faça o investimento no dispositivo que é o melhor para você. Eu só apontei o caminho das pedras, como sempre faço.

E agradeço se eu não levar pedradas por isso.


Compartilhe