Nos tornamos adultos que contam com cartões de crédito e dívidas. Mas no meio de tantos boletos para pagar, nos damos ao direito de retroalimentar a nossa nostalgia gaming com consoles portáteis que executam os jogos do passado.
Os consoles portáteis retrô são uma categoria própria no segmento dos videogames, e resultaram em produtos bem interessantes. Podemos dizer que dispositivos como ASUS ROG Ally e Steam Deck se inspiraram nesses dispositivos.
Neste artigo, apresento cinco opções de consoles portáteis retrô que podem fazer você feliz neste final de 2023 ou começo de 2024 (e até depois, pois espero que esse tipo de conteúdo seja atemporal). São modelos que entregam um bom desempenho geral, mas sem esfolar o seu bolso.
MIYOO Mini Plus
Essa é a mais recente versão de uma série de consoles portáteis especializada na execução de jogos de consoles do passado, tais como GBC, GBA e SNES.
O MIYOO Mini Plus possui tela IPS com resolução de 640×480 pixels, um formato ideal para jogos retro. Sua compatibilidade foi expandida, e o dispositivo pode inclusive executar alguns jogos do PSX.
Nessa versão, ele recebe um cartão microSD com 128 GB com jogos de múltiplas consoles.
Retroid Pocket 2S
Esse é um produto mais popular entre os brasileiros, pois consegue recriar a experiência do Nintendo DS, do Game Boy e de outros consoles do passado, em um dispositivo moderno e potente.
Sua tela tátil de 3,5″ está perfeitamente ajustada para os jogos do passado, e entrega uma boa experiência de usabilidade. Com uma CPU ajustada para reproduzir os jogos trabalhando com 4GB de RAM, ele não terá dificuldades para emular jogos 2D e 3D.
O Retroid Pocket 2S tem como outra vantagem ser um dispositivo onde o usuário poderá instalar e configurar os jogos com muita facilidade, se tornando acessível até mesmo para os mais leigos.
Anbernic RG505
Chegou a hora de falar da marca mais popular entre os brasileiros. E no caso da Anbernic, vale a pena mencionar dois modelos em particular.
O Anbernic RG505 se destaca por contar com o sistema operacional Android 12 e pela ampla capacidade de emulação. Sua tela OLED de 4,95″ é um diferencial importante para uma melhor experiência de uso, e o seu design é similar ao da Switch.
Nem preciso dizer que ele é uma das melhores alternativas para emular os jogos da Nintendo e de outros fabricantes da década de 1990, e seu preço é atraente se considerarmos as suas características técnicas mais avançadas.
Anbernic RG35XX
O Anbernic RG35XX é bem similar ao MIYOO Mini Plus, mas possui as suas singularidades se você considerar a marca responsável pela sua fabricação.
Sua ampla compatibilidade com os jogos está garantida pelas configurações de hardware mais robustas e pela tela IPS com 640 x 480 pixels de resolução.
O modelo é bem avaliado pelos membros da comunidade, e o seu preço é mais acessível que vários dos seus concorrentes diretos. É uma relação custo-benefício mais do que interessante.
Powkiddy RGB30
Por último (e não menos importante), o Powkiddy RGB30 aposta na nostalgia até no design, já que ele lembra um Nintendo 3DS quando aberto.
Sua tela de 4″ com resolução de 854×480 pixels é outro ponto de destaque, oferecendo uma área de visualização um pouco maior do que outros modelos.
Seu design confortável para as longas jornadas de jogos se alinha perfeitamente com a maior potência para a emulação e os 256 GB de armazenamento fornecidos pelo fabricante, através de um cartão microSD lotado de jogos de diferentes consoles.