Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Os primeiros problemas detectados no iOS 17

Os primeiros problemas detectados no iOS 17

Compartilhe

Conselho de amigo: pense umas dez vezes antes de instalar o iOS 17 no seu iPhone.

A aguardada atualização do sistema operacional para smartphones da Apple chegou, e trouxe uma série de novos recursos e melhorias para o dispositivo. E, é claro, trouxe problemas que estão afetando de forma direta a experiência dos usuários.

Se você usa o seu iPhone para atividades mais sérias do que ver vídeos no YouTube durante a execução de necessidades fisiológicas no banheiro, vale a pena identificar quais são as maiores anormalidades que o iOS 17 está entregando para os dispositivos dos usuários de todo o mundo poucos dias depois de seu lançamento.

 

Apps de terceiros não otimizados

Embora se espere que que os aplicativos de terceiros se adaptem às mudanças do sistema operacional com o passar do tempo, muitos apps ainda não estão totalmente otimizadas para o iOS 17.

O que é algo péssimo e até mesmo relapso por parte desses desenvolvedores. Nem mesmo todo o tempo do mundo foi suficiente para deixar esses aplicativos devidamente alinhados para as exigências do novo software?

Um exemplo notório dessa ausência de otimização com o iOS 17 é o famoso jogo Geometry Dash, que enfrenta sérios problemas de funcionamento. A Apple normalmente faz a sua parte em melhorar o desempenho do sistema com esses softwares, mas os responsáveis pelos apps e jogos também precisam fazer a parte deles.

 

Barra de status confusa

Outro problema que tem chamado a atenção é a ausência de ícones na barra de status. E neste caso, a culpa cai exclusivamente nas costas de Tim Cook e sua turma.

Muitos usuários têm relatado que os ícones que indicam a conexão Wi-Fi e a rede de dados não são exibidos corretamente. Eles se sobrepõem a outros elementos ou simplesmente desaparecem, tornando a visualização de status desses recursos uma verdadeira confusão.

Neste caso, a Apple já está ciente desse problema, e já trabalha em uma correção para contornar a anormalidade.

 

Problemas nas notificações

As mudanças que a Apple adotou nas notificações também são evidentes com o iOS 17, e isso está deixando muitos usuários um tanto quanto confusos.

A Apple introduziu uma série de novos efeitos de vibração e sons de notificação. E mesmo que essas novidades sejam bem recebidas por muitos usuários, elas podem gerar problemas para quem personalizou esses recursos no telefone.

Alguns usuários relataram a indisponibilidade de certos sons e efeitos ou a incapacidade de alterá-los. E aqui, a solução parece ser bem mais simples do que as demais anormalidades mencionadas neste artigo: basta reiniciar o iPhone para recuperar os recursos de personalização de notificações por som ou vibração.

 

Apple Music devorando armazenamento

Muitos usuários estão preocupados com o aumento significativo no espaço ocupado pelo aplicativo Apple Music.

Isso se deve em grande parte às várias novidades introduzidas no aplicativo, incluindo a inclusão de widgets interativos e uma mudança de interface notável. Como resultado, o aplicativo agora consome uma parte considerável do armazenamento do dispositivo.

Ao que tudo indica, a Apple precisa otimizar a gestão de armazenamento do Apple Music para aliviar esse problema, algo que deve acontecer em futuras atualizações do aplicativo.

 

Vale a pena instalar o iOS 17 agora?

Eu já escrevi um artigo indicando os motivos pelos quais eu entendo que vale a pena esperar um pouco para instalar o iOS 17 no seu iPhone, e eu mantenho a recomendação para os usuários mais preocupados com a experiência de uso do telefone.

Se você usa o seu iPhone para estudo e trabalho (e, principalmente, se o telefone é vital para você ganhar dinheiro no dia a dia), vale a pena esperar por alguns dias para instalar o iOS 17. É fundamental observar os relatos de outros usuários sobre como o software está se comportando em diferentes dispositivos e, dessa forma, tomar a melhor decisão sobre a atualização.

Por outro lado, os primeiros problemas relatados sobre o iOS 17 são um pouco menos graves do que poderiam ser, e menos complexos do que em gerações anteriores.

Até o momento em que esse conteúdo foi produzido, não há registro de consumo de bateria de forma exagerada ou uma queda brusca de desempenho. Os problemas de comportamento relatados até agora são relativamente contornáveis.

ATUALIZAÇÃO EM 20/09/2023 @ 10h55: esquece parte do que eu escrevi no parágrafo anterior: já existem relatos de usuários na internet que estão reclamando do consumo exagerado de bateria no iPhone após a atualização para o iOS 17, mostrando que a Apple “não decepcionou” neste aspecto (contém ironia nas aspas)

Logo, para os mais ansiosos, instalar o iOS 17 pode ser algo seguro, com uma experiência de uso minimamente aceitável.

Como é comum nas atualizações de sistemas operacionais, a Apple provavelmente resolverá esses problemas com o tempo. Mas para aqueles que desejam uma experiência perfeita, pode ser sensato aguardar um pouco antes de atualizar para o iOS 17.


Compartilhe