O iPhone 15 chegou fazendo história, pois conseguiu a façanha de aposentar conector Lightning, após 16 anos de serviços prestados. Então, descanse em paz.
Agora, a Apple adotou o padrão USB-C como porta de recarga e transmissão de dados para o iPhone, uma mudança que muitos usuários comemoram pela conveniência que ela traz.
Pena que essa mudança chegou ao iPhone com, pelo menos, oito anos de atraso, para desgosto de muita gente.
É USB-C 2.0 e, mesmo assim, chegou atrasado…
A transição para o USB-C é um marco importante para a Apple, uma vez que este conector se tornou amplamente aceito pela indústria como o padrão para a maioria dos dispositivos eletrônicos, além de uma obrigação para a União Europeia, confirmando que a mudança não foi em nome da modernidade, mas pela obrigação em função das legislações do Velho Continente.
A boa notícia é que o usuário não precisa ter vários cabos em casa para carregar diferentes dispositivos. Um simples cabo USB-C basta, melhorando a comodidade e a mobilidade.
No entanto, nem tudo são rosas. Alguns podem se decepcionar com a limitada taxa de transferência dos modelos básicos do iPhone 15, que oferecem 480 Mbps, equivalente ao USB 2.0. Isso significa que quem vai escolher o modelo padrão do telefone da Apple vai receber o USB-C capado, pois ele vai entregar a mesma velocidade de transmissão de dados do finado conector Lightning, o que pode ser algo irritante para muita gente.
Sem falar nas diferenças dos cabos USB-C entre iPhone 15 base (USB 2.0) e iPhone 15 Pro (USB 3.2). Essa segregação pode se estender para todos os cabos disponíveis no mercado.
Os riscos de usar o cabo errado
Aqui está o problema real: usar o cabo ou adaptador errado pode resultar em sérios problemas para o dispositivo e, por tabela, para o usuário.
Desde situações simples como um carregamento lento, até problemas mais graves como danos à placa mãe do telefone. E isso é mais comum do que você pode imaginar.
Várias pessoas passaram por essa experiência indigesta, e testemunharam fumaça saindo de um microfone USB por causa de um cabo inadequado, curtos-circuitos e outros incidentes mais graves.
É importante notar que muitos dispositivos USB-C têm mecanismos de segurança para evitar sobrecargas elétricas, mas isso não é uma garantia absoluta. Às vezes, esses mecanismos não funcionam como deveriam, resultando em superaquecimento e problemas associados.
E eu tenho certeza que você não vai querer ter o peso de papel mais caro e chique do mundo, ainda mais pelo fato que você ainda está pagando as prestações desse telefone.
A escolha certa
A melhor prática é usar o cabo e o carregador fornecidos com o dispositivo, ou pelo menos optar por produtos de fabricantes confiáveis.
Por exemplo, se você está carregando seu iPhone, iPad e Mac com um único carregador, é uma boa ideia usar o carregador de maior potência, neste caso, do Mac. Dessa forma, você não terá que se preocupar com possíveis problemas de sobrecarga.
Por outro lado, se você é do tipo que pega o primeiro cabo que encontra na gaveta, especialmente ao conectar periféricos, tenha cuidado. Monitorar a temperatura do cabo, do dispositivo e do adaptador de corrente é o mínimo que você deve fazer para evitar problemas mais sérios.
É também uma boa prática que os fabricantes rotulem claramente seus cabos e carregadores. Um sistema de codificação de cores, um semáforo ou uma pirâmide ou semelhante ao da eficiência energética pode ajudar a tornar a escolha do cabo certo mais fácil para todos.
Com essas mudanças adotadas pela Apple, a confusão entre a escolha do cabo USB-C correto para cada modelo do iPhone 15 tende a aumentar. Recomendo que você gaste algum tempo pesquisando sobre o assunto.
Embora o USB-C seja um destaque nesse cenário, ele não é o único a entregar uma certa confusão para os usuários nos diferentes padrões e funcionalidades. Os diferentes cabos HDMI podem embaralhar a cabeça do usuário, e isso é um problema que muitos enfrentam em suas casas à medida que acumulam cabos de diferentes gerações.
De qualquer forma, esse artigo tem como principal objetivo abordar pontos importantes sobre a chegada do USB-C no iPhone 15 que poucos produtores de conteúdo estão mencionando neste momento de hype do produto.
Que esse conteúdo ao menos sirva de referência para quem quer fazer a compra mais certeira de um cabo USB-C para o iPhone. Lembrando sempre que estamos na rega do “cada escolha, uma renúncia” neste caso.
E você precisa aprender a lidar com as perdas para ganhar alguma coisa na vida.