Na Google Play Store, temos aplicativos muito úteis, e temos aplicativos péssimos. Alguns apps deixam o smartphone lento, ou podem conter malwares que roubam nossos dados. Em teoria, não deveriam existir apps maliciosos na loja da Google, mas bem sabemos que eles existem.

A Google está atenta para identificar os apps maliciosos. A maioria dos aplicativos na Google Play Store são seguros. Mas os disponíveis nesse post estão na lista dos piores. E não falo daqueles com gráficos ruins ou com desenvolvimento deficiente. Falo dos apps que pedem permissões demais, que querem saber demais da nossa vida, ou que não cumprem com o que promete.

A lista foi feita por um desenvolvedor que decidiu analisar um grupo de aplicativos conhecidos e perceber os problemas e possíveis perigos de cada aplicativo.

Se você tem um desses aplicativos instalados no seu smartphone, pense duas vezes. Um dos listados é o Facebook, que conta com problemas de privacidade e permissões desnecessárias, como (por exemplo) acessar seu microfone sem qualquer necessidade.

 

Significado de cada sigla:

PI – Publicidades Intrusivas – apps que mostram propagandas demais, que podem enganar o usuário, que pode instalar outro aplicativo sem saber ou contra a sua vontade.

SO – “Snake Oil” – apps que dizem que faz uma coisa e, ou não fazem nada, ou não cumprem com o que promete.

PP – Problemas com Privacidade – é o caso do Facebook: apps que querem saber mais sobre você sem motivos para isso.

PQ – Permissões Questionáveis – quando uma câmera fotográfica pede para ler seus contatos, ou quando o Facebook pede para usar o seu microfone. Questione até que ponto um aplicativo é seguro e pode usar tais recursos.

DM – Desenvolvedor Maroto – apps de um desenvolvedor que já tentou ter mais do que devia. Apesar dos aplicativos não indicarem que existe um problema, leve em consideração tal comportamento do developer antes de instalar.

 

A seguir, a lista de aplicativos Android que você deve evitar instalar. Você pode fazer o download dessa lista em Excel, clicando aqui.