Os emojis são mais velhos do que você imagina… | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Os emojis são mais velhos do que você imagina… | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Os emojis são mais velhos do que você imagina…

Os emojis são mais velhos do que você imagina…

Compartilhe

Por muitos anos, Shigetaku Kurita foi creditado como o pai do emoji. Inspirado no mangá japonês, ele preparou com a equipe da DoCoMo o primeiro set de emojis da história. Mas não é bem assim a história correta.

A Emojipedia, site de referência principal que documenta o uso dos emojis desde 2013, esclarece que o primeiro set de emojis que chegou ao mercado apareceu dois anos antes da DoCoMo publicar o seu. Lá estão alojados todos os sets de emojis lançados, e agora também o mais antigo, publicado em 1997 pela SoftBank, a mesma operadora que, em 2008, fechou parceria com a Apple para levar o iPhone para o Japão, com um conjunto de 90 emojis monocromáticos.

 

 

J-Phone, o primeiro celular da história a contar com emojis

 

 

O próprio Kurita afirmou no Twitter no começo de 2019 que acreditava que os emojis que desenvolveu pela DoCoMo não foram os primeiros a aparecer em um celular no Japão, mas sim no J-Phone da Pioneer, lançado em 1997.

O J-Phone não foi um sucesso de vendas, mas na prática tinha um seletor de emojis com 90 figuras. Em 1 de novembro de 1997, esse set de emojis apareceu pela primeira vez em um smartphone.

A diferença evidente aqui é que este é um telefone monocromático. Já as figuras criadas por Kurita eram coloridas e bem diferentes.

Outro detalhe curioso é que, nos emojis da SoftBank já existia o emoji de 💩 (os da DoCoMo em 1999 não incluíam esse emoji), e os emojis da Apple se derivaram justamente aos da SoftBank.

 

 

O emoji se tornou parte integrante da linguagem universal com o passar dos anos, se tornado parte da cultura pop e explicando bem os fenômenos sociais, tanto que agora são utilizados como provas de delitos e ameaças.

E mesmo parecendo um fenômeno recente, os emojis estão entre nós há mais de 20 anos. Lembrando que o primeiro emoji de todos, que é o da figura do coração, apareceu pela primeira vez em 1995.

 

Via Emojipedia


Compartilhe