Compartilhe

O Spot Mini, robô cachorro da Boston Dynamics, é algo que dá medo, por tudo o que ele é capaz de fazer. Agora, Adam Savage, um dos apresentadores do MythBusters (Caçadores de Mitos), tem uma unidade do robô para chamar de seu, e quer ver o que pode fazer com ele.

Ele vai desenvolver e implementar hardware e software personalizado no Spot Mini, demonstrando a flexibilidade de plataforma com várias tarefas divertidas. O robô pesa entre 25 e 30 kg, pode transportar 14 kg de peso e é totalmente elétrico, com uma autonomia de até 90 minutos de uso por carga.

 

 

Caçando mitos com o Spot Mini

Em um vídeo recém publicado, Adam Savage revela que vai realizar construções e projetos com o Spot Mini, com aventuras no campo e um curso de capacitação ao ar livre, entre outros projetos. Primeiro, ele testa a capacidade do robô em escalar rochedos, com resultados variados. Na configuração de rastreio, ele tem sucesso na primeira tentativa.

O robô aparece em uma grande tubulação de metal, se arrasta por debaixo de uma pequena ponte e sobe escadas. Para Savage, estamos diante de um nível ainda mais profundo de robótica e engenharia, algo que ele considera como “milagroso”.

 

 

Para diferentes finalidades

Os robôs em forma de cachorro Spot Mini iniciaram as suas vendas em setembro de 2019, e desde então os primeiros clientes estão desenvolvendo soluções de software e cargas personalizadas na plataforma em indústrias de diferentes setores, como construção civil, energia, segurança pública, mineração e entretenimento.

O kit de desenvolvimento de software liberado pela Boston Dynamics contempla os primeiros usuários, e contam com a nobre missão em construir soluções para o robô. A ideia da empresa é facilitar para esses clientes as ferramentas para criar novos aplicativos, além de conectar a comunidade de profissionais e entusiastas que está se construindo em torno do produto.

 

 

Estão alimentando um monstrinho

Tome as próximas linhas desse post com uma visão mais bem humorada desse desenvolvimento tecnológico. Uma pitada de humor para um dia complicado e estressante. Mas com um certo fundo de verdade, tal e como qualquer piada que contamos deve ter.

Eu sou o único a achar de verdade que estão alimentando um monstrinho?

E não falo apenas do Spot Mini, que já é capaz de fazer coisas que podem assustar aos mais céticos.

Vocês se lembram dos outros robôs com forma humanoide que a mesma Boston Dynamics está desenvolvendo? Vocês já viram do que eles já são capazes de fazer? Aliás, a própria empresa desenvolvedora dessas pequenas ameaças em potencial já fizeram piada de primeiro de abril, dando a entender que essas máquinas com inteligência artificial um dia vão se voltar contra nós.

Eu não sei se quero ver esse desenvolvimento todo acontecendo. Não que eu seja contra a evolução tecnológica (longe de mim afirmar isso, e eu deveria ser o primeiro a defender esse desenvolvimento). Mas é fácil imaginar um Skynet acontecendo de verdade.

O dia que esses robôs finalmente entenderem que o ser humano é a grande ameaça para tudo o que está ao nosso redor, nós estamos perdidos.

E pensar que é o ser humano que está alimentando esses robôs com uma inteligência que nem o próprio ser humano possui…


Compartilhe