TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O Windows 11 não podia “rippar” um CD de música… até agora | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | O Windows 11 não podia “rippar” um CD de música… até agora

O Windows 11 não podia “rippar” um CD de música… até agora

Compartilhe

Tudo bem, eu não sei quantas pessoas neste momento precisam rippar um CD. E nem sei se boa parte dos leitores do blog sabem o que é isso. Mesmo assim, é muito estranho que o Windows 11 não conseguia fazer isso até agora.

O Windows 11 não contava com uma forma nativa de realizar uma cópia de CD… até agora. A última build para o programa de desenvolvedores do sistema operacional agora oferece essa possibilidade via app do media Player.

E, mesmo assim, o recurso ainda não possui suporte para todos os formatos de mídia, de forma que se encontra incompleto neste momento. Mas já é alguma coisa.

 

 

 

A Microsoft ama mesmo o Media Player

Não faz muito tempo que o Media Player foi atualizado para substituir de uma vez por todas o Groove Música, que não convenceu no Windows 10.

Todos os recursos do Media Player foram preservados, e a principal novidade está no seu design, que se aproximou da proposta visual do Windows 11.

Dito isso, o Media Player agora recebe a possibilidade de copiar um CD de forma nativa, algo que faltava para o Windows 11.

Até o presente momento, aqueles poucos usuários que precisavam realizar uma cópia de um disco no Windows 11 precisavam apelar para um software de terceiros ou precisavam realizar o download para uma versão anterior do Media Player, o que não é algo exatamente acessível para todos os usuários.

Os usuários mais experientes sempre buscaram softwares de terceiros para rippar CDs e DVDs, mas aqueles que não tem tanto conhecimento precisam ter uma opção dentro do próprio sistema operacional, para que a funcionalidade seja acessível também para este grupo.

De qualquer forma, o Media Player é compatível com CDs desde março de 2022, o que já permitira (em teoria) a cópia desse tipo de disco. Basta ter uma unidade compatível com o formato disponível (muito provavelmente uma unidade externa, como é o meu caso).

Agora, é possível copiar e rippar CDs nos formatos AAC, WMA, FLAC e ALAC. Mas… nada de MP3, como você pode observar. Em compensação, você pode mudar o birate dos dados que serão copiados.

O Media Player também será o responsável pela reprodução de arquivos de vídeo, substituindo o Filmes e TV.

A atualização que traz essa novidade no Windows 11 deve chegar aos demais usuários até o final de julho de 2022.

 

 

 

Isso vai mudar alguma coisa na sua vida?

Provavelmente não, mas acho importante você saber que agora existe essa possibilidade, caso você necessite ou queira.

Eu não me lembro a última vez que realizei a conversão do conteúdo de um CD para o formato digital, muito menos quando foi a última vez que usei um CD para ouvir música.

E, o mais importante: sem a conversão para MP3, o recurso nativo seria meio inútil para mim. Ou, no mínimo, pouco prático, já que dependo do mesmo jeito de um programa de terceiros para converter a música para o formato digital que mais utilizo hoje.

Ou seja, para a maioria das pessoas que abraçaram o streaming com força e pagam plataformas como Spotify, Amazon Music Unlimited ou YouTube Premium, a novidade da Microsoft não altera em nada a cotação do dólar.

Mas se algum dia você precisar disso naquela hora do sufoco… ao menos tem uma alternativa menos trabalhosa a partir de agora.


Compartilhe