O smartphone não liga e não carrega a bateria: o que eu faço? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O smartphone não liga e não carrega a bateria: o que eu faço?

O smartphone não liga e não carrega a bateria: o que eu faço?

Compartilhe

recarga de bateria

Esse pode ser um dos maiores pesadelos que qualquer usuário de smartphone pode passar. Você conecta o carregador no telefone, e ele não liga, não responde e não carrega a bateria. Uma tela preta sem qualquer sinal de vida é a pior resposta que você pode ter.

O que fazer neste caso?

Não é uma experiência incomum, e vários usuários já passaram por isso. Então, é hora de oferecer algumas soluções para aqueles usuários mais desesperados, mostrando o que fazer quando um smartphone simplesmente não responde quando tentamos recarregar a bateria do dispositivo.

 

 

 

O problema está na bateria?

É possível. E é a primeira coisa que você precisa averiguar antes de tomar outras providências.

A primeira coisa a fazer é verificar se o sistema de recarga é compatível com o seu smartphone. Se o carregador é lento demais para um dispositivo que usa a recarga rápida de bateria, o processo de recarga pode sequer começar a funcionar.

Vale a pena verificar também se os cabos estão íntegros e enviando energia para o dispositivo, assim como conferir se existe alguma sujeira obstruindo a entrada do conector do cabo de recarga.

Por fim, se você ainda tem como ligar o telefone, vale a pena realizar um reset no ciclo de bateria, algo que é possível nos telefones com bateria removível simplesmente retirando a mesma, esperar por alguns minutos e recolocando o elemento no dispositivo.

Para os modelos atuais, com bateria fixa, isso só pode ser feito em uma bancada de assistência técnica. Se você vai fazer isso por sua conta e risco, espero que você saiba o que faz. Ninguém vai se responsabilizar em caso de problemas durante o processo.

 

 

 

O problema está no smartphone?

Isso também é possível.

Neste caso, pode acontecer que a tela do smartphone está quebrada e, por causa disso, nada aparece na tela. E para descobrir se o problema é realmente esse, basta tentar ligar ou desligar o telefone: se sentir ele vibrando depois de 30 segundos com o botão de liga/desliga ativo mas as informações na tela não aparecerem, é sinal que a tela está com problemas.

Neste caso, apenas a assistência técnica pode resolver o problema, e muito provavelmente a tela do seu smartphone será trocada. Aqui, é mais do que recomendado que você faça um backup dos seus dados mais importantes, pois o procedimento de manutenção pode apagar com todos os dados disponíveis.

Uma última tentativa para devolver o status de recarga da bateria é realizando um hard reset no dispositivo, para devolver o status de fábrica. Dessa forma, algum eventual problema provocado por algum software pode ser eliminado ou resolvido.

Para realizar um hard reset no smartphone, faça o seguinte:

  1. Mantenha pressionado o botão liga / desliga e o botão de diminuir o  volume por alguns segundos até que o logotipo do Android apareça na tela.
  2. Use os botões de volume para navegar para cima e para baixo no modo de recuperação.
  3. Selecione Wipe Data / Factory Reset e pressione o botão liga / desliga para aceitar.
  4. Por último, selecione  a opção Apagar todos os dados e pressione o botão liga / desliga mais uma vez.
  5. Espere o telefone reiniciar.

 

Se tudo der errado, não tem outro jeito: assistência técnica. O problema é mais sério, e não está ao alcance de qualquer pessoa. Normalmente a troca de bateria resolve, mas se o defeito está na placa central do telefone e o dispositivo não está mais na garantia de fábrica, prepare a carteira e o cartão de crédito para comprar um novo smartphone.


Compartilhe