TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O recurso que está acabando com a bateria do seu smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O recurso que está acabando com a bateria do seu smartphone

O recurso que está acabando com a bateria do seu smartphone

Compartilhe

A necessidade em manter o telefone funcionando pelo máximo de tempo possível faz com que os usuários procurem por toda e qualquer dica que pode minimizar o consumo exagerado de bateria no dispositivo.

A mesma tecnologia móvel que avança em uma velocidade impressionante é aquela que pode entregar problemas indesejáveis, e aquela evolução tão desejada por muitos pode se tornar rapidamente uma faca de duplo fio.

E você nem pode imaginar que uma das características mais desejadas pelos usuários de smartphones é justamente aquela que mais pode atrapalhar na sua missão em manter o telefone funcionando até o final de um dia intenso de trabalho.

Como eu sei que você já está bem curioso para saber do que estou falando, vou parar de enrolar e começar a compartilhar essa preciosa informação.

 

O 5G pode acabar com sua bateria, mesmo que você não o use

Eu acredito que muitos que são fãs de tecnologia e acompanham com um pouco de proximidade o cenário de telefonia móvel já imaginavam que o 5G é um grande vilão da autonomia dos smartphones.

Apesar do 5G ainda engatinhar no Brasil, muitos usuários desejam que a nova geração de dados móveis alcance a maioria das cidades brasileiras.

Gamers, produtores de conteúdo via streaming ou usuários com elevada demanda de internet consideram essa funcionalidade imprescindível para os smartphones atuais.

Porém, o 5G cobra um preço que pode ser elevado para a bateria do seu smartphone, já que o seu funcionamento tem um comportamento significativamente daquele apresentado pela geração anterior de telefonia móvel.

Diferente das redes 4G, o 5G fica procurando o sinal compatível com a sua tecnologia o tempo todo, inclusive em locais que não contam com rede compatível. E isso acontece neste momento na maioria das cidades brasileiras.

Só por conta deste detalhe, o seu dispositivo vai consumir mais bateria do que o desejado.

Agora, se você considerar que muito provavelmente o seu plano de dados muito provavelmente passa bem longe de oferecer um pacote ilimitado para internet, pense umas dez vezes se você realmente quer ter o 5G ativo o tempo todo no seu telefone.

Posso falar com propriedade, pois eu uso o 5G aqui em Florianópolis.

Tanto na Vivo como na Claro, a velocidade de internet nas redes móveis de quinta geração está plena, entregando uma experiência de uso muito satisfatória.

Por outro lado, uma vez que você se dá conta que essa conexão de dados tem uma velocidade impressionante, a tendência é que você queira fazer o download de tudo o que aparecer na sua frente. E esse uso mais prolongado no dia a dia fará com que a sua bateria seja praticamente esfarelada em poucas horas.

Esses dois argumentos são mais do que suficientes para você repensar a ideia de manter o 5G ativo no seu telefone, caso você realmente queira que o dispositivo funcione até o final do dia.

 

Qual é a solução neste caso?

A mais óbvia do mundo: só usar a conexão 5G no seu smartphone se você realmente precisa dela, ou se essa tecnologia de dados móveis está ativa na região onde você vive ou está no momento, e principalmente se você tem um plano de dados compatível com toda essa velocidade de download.

Se você não se encaixa em nenhum dos cenários que eu acabei de mencionar, o melhor que você pode fazer para manter a bateria do seu smartphone com uma autonomia aceitável é desativar o 5G.

Mesmo com uma velocidade mais lenta e sofrendo com algumas saturações em determinadas regiões do Brasil, a internet móvel 4G funciona de forma razoável o suficiente para você não ficar desconectado, ou para pelo menos seguir enviando e recebendo mensagens no WhatsApp ou por e-mail.

 

Como desligar as redes 5G do seu smartphone

Para desativar as redes 5G do seu telefone Android e aumentar a autonomia da bateria do dispositivo, basta ir até os Ajustes do smartphone e acessar o recurso Redes Móveis. Dentro dessa opção, você vai encontrar um item chamado Modo de Rede ou algo similar.

Aqui, mude de 5G para 4G ou LTE.

A rota indicada acima pode variar, dependendo do modelo de smartphone que você possui ou o sistema operacional instalado nele.

E se você não encontrar a opção de 5G no seu dispositivo, o mais provável é que esse telefone não é compatível com a nova rede de dados móveis, e não há nada que você possa fazer neste caso.

Para quem tem um iPhone, basta ir em Dados Móveis e Opções, entrar no item Voz e Dados para finalmente selecionar a opção 4G ou LTE.

Feito isso, o seu smartphone deixa de procurar as redes 5G para acessar a internet móvel de sua operadora a partir das redes 4G, desde que exista a cobertura disponível no local onde você está. A tendência é que o smartphone sempre se conecte na melhor rede móvel disponível na região.


Compartilhe