O que fazer se você esquecer o PIN do seu celular | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que fazer se você esquecer o PIN do seu celular

O que fazer se você esquecer o PIN do seu celular

Compartilhe

O SIM Card do seu smartphone tem dois códigos: o PIN e o PUK. Vamos falar do primeiro, que é o utilizado para bloquear ou desbloquear o chip da sua linha móvel dependendo da situação.

Se você perde o seu smartphone ou o dispositivo é roubado, é esse o código necessário para você suspender a atividade da linha. E é preciso fazer isso rápido para evitar que alguém roube a sua conta do WhatsApp.

Agora, imagine o seu desespero ao esquecer o código PIN nessa situação.

Então… vou tentar ajudar você nesse seu problema de memória.

 

 

 

O que fazer se você não lembra o código PIN?

 

 

O código PIN não é físico, e pode ser modificado a partir do smartphone… desde que você saiba o código anterior, é claro. A boa notícia é que o código PUK existe como alternativa.

O código PUK (Personal Unlocking Key) tem oito dígitos, e pode desbloquear um SIM bloqueado com mais de três tentativas de inclusão do código PIN. Ou seja, se você não lembra mesmo qual é o código de desbloqueio do SIM, basta errar ele três vezes “de propósito” e usar o PUK que está na sua mão.

Uma vez digitado o PUK corretamente, o smartphone vai pedir a inclusão de um novo PIN que precisa ser confirmado para ser salvo. Simples assim.

Porém, existe o outro lado da moeda (sempre tem…).

É melhor você ter o código PUK corretamente, pois se você errar a digitação desse código com 10 tentativas, você não tem salvação: o SIM Card vai se tornar um inútil e pequeno pedaço de papel, e a sua saída é pedir a migração da linha de celular para outro chip para a sua operadora.

E aguentar a burocracia implícita nesta solicitação, obviamente.

Resumindo:

  • Você deve inserir o PIN errado três vezes até que o celular peça o código PUK.
  • Em seguida, digite o código PUK
  • Escreva o novo código PIN que você deseja
  • Repita o novo código PIN

 

 

 

Como localizar o código PUK?

 

 

Existem duas formas para descobrir o código PUK. Ambas estão relativamente acessíveis para qualquer usuário.

 

 

No cartão SIM

Sabe aquela parte de plástico que você jogou fora em 2016 quando comprou o seu nanoSIM Card para usar no seu novo (na época) iPhone 7? Pois é… esse pedaço de plástico tem o seu código PIN e o código PUK para recuperar o acesso ao cartão da operadora.

Esse código PUK está impresso no cartão onde vem o SIM Card integrado. Na maioria dos casos, esse código vem oculto, onde você raspa de forma delicada com uma chave, uma moeda ou a sua unha para revelar o código.

Mas se você não tem esse cartão (algo muito provável em 2021)…

 

 

Procure a sua operadora

A operadora de telefonia móvel pode ajudar a localizar o código PUK, seja na área de atendimento ao cliente via internet ou por telefone. E isso pode ser feito por você de forma simples e direta.

A má notícia é que nem todas as operadoras oferecem essa informação por telefone ou pela internet. Você provavelmente vai precisar ir até à operadora para apresentar dados pessoais e outras informações burocráticas.

Ou seja, não é muito interessante tal deslocamento neste momento. É sempre melhor ter o código PUK em mãos para recuperar o PIN de forma simples e descomplicada.


Compartilhe