Cuidado com os chats arquivados no WhatsApp

Compartilhe

O recurso de chats arquivados no WhatsApp pode ser muito útil para os usuários que querem deixar aquele conteúdo da conversa oculto das demais conversas, ou para quem quer guardar essa conversa para uma consulta posterior.

Porém, para quem quer manter essas conversas longe dos olhos alheios, até mesmo esta funcionalidade pode ser perigosa para a sua privacidade. Existem algumas brechas que podem deixar essa comunicação visível para outros usuários.

Neste post, vamos mostrar por que você deve pensar duas vezes na hora de usar os chats arquivados no WhatsApp.

 

 

 

Por que pode ser um erro?

Porque o funcionamento desse recurso não entende qual é o real objetivo do usuário ao arquivar um chat, que basicamente é “esconder essa conversa de todo mundo”.

Na prática, não é bem isso o que acontece, já que um rastro dessa conversa arquivada pode ficar no próprio smartphone, e qualquer pessoa com um pouco mais de habilidade pode descobrir essa conversa.

Isso acontece porque um chat arquivado, diferente das demais conversas que você mantém no WhatsApp, fica salvo na memória do smartphone, tanto no armazenamento interno como no cartão de memória microSD.

Além disso, esse arquivo do chat privado também entra na lista de arquivos que vão para a cópia de segurança na nuvem. Até porque pode ser do interesse da pessoa resgatar aquela conversa no futuro.

 

 

 

Quais são os prejuízos?

Além de você perder uma ótima oportunidade de liberar algum espaço útil de armazenamento no seu dispositivo, salvar os chats arquivados no WhatsApp deixa uma enorme brecha que coloca em risco a sua privacidade.

Não é difícil imaginar que qualquer pessoa com conhecimentos informáticos medianos pode efetivamente localizar esse arquivo salvo no seu dispositivo e ler o conteúdo da conversa arquivada.

E você não quer isso, certo?

 

 

 

Fique atento com o Modo Férias do WhatsApp

O Modo Férias, recém ativado no WhatsApp, também é outro que pode representar uma ameaça para os chats privados, por mais que ele esteja bem intencionado na teoria.

O grande problema no caso do Modo Férias (que impede que o usuário seja notificado pelas conversas regulares para “se dar um tempo” para outras tarefas) pode ativar os chats arquivados que, originalmente, já estavam desativados.

O resultado disso é que até mesmo as conversas arquivadas vão exibir suas notificações no aplicativo, além de voltar a aparecer na lista normal de conversas no WhatsApp. E, dependendo em como você deixou configurado o aplicativo, a notificação dessa conversa arquivada pode aparecer na tela de bloqueio, sem maiores problemas.


Compartilhe