TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia As vantagens do USB-C 2.1 EPR | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | As vantagens do USB-C 2.1 EPR

As vantagens do USB-C 2.1 EPR

Compartilhe

O USB-C é vida. É amor. É evolução tecnológica. Quando surgiu em 2015, rapidamente entendi que era muito mais prático e intuitivo, apesar de alguns usuários entenderem que ele seria um problema no começo, principalmente para os usuários de MacBooks da Apple.

Agora, temos o USB-C 2.1, que vai entregar importantes melhorias ao padrão de conectividade. Neste post, vou mostrar alguns dos principais diferenciais do novo padrão, na esperança de trazer você para o hype da espera por mais uma evolução tecnológica que promete melhorar (e muito) a sua relação com os seus dispositivos informáticos.

 

 

 

As principais vantagens do USB-C 2.1

 

 

A principal vantagem da nova geração do USB-C é o aumento de potência na transmissão de energia, que será considerável. O novo conector passa da recarga máxima a 100W para até 240W, o que vai resultar em carregadores muito mais potentes do que aqueles que temos hoje.

Essa novidade é mais que bem vinda para smartphones e notebooks que já utilizam o padrão USB-C para recarga de bateria interna. Não só será possível aumentar a velocidade de recarga, como é possível pensar em dispositivos com baterias divididas em partes, o que permite também uma utilização dinâmica pelos dispositivos.

Com certeza os notebooks gaming, monitores portáteis com alta resolução e smartphones premium com alta demanda de desempenho vão se beneficiar do USB-C 2.1.

Nesse momento, já existem dispositivos que recarregam a bateria a mais de 100W com o USB-C 2.0. A diferença do novo formato é que ele dispensa o uso de um adaptador externo específico e com potência acima dos 100W para obter essa recarga.

Com o USB 2.1, os adaptadores de energia que farão essa recarga com potência a até 240W tendem a ser mais baratos, já que o fator de forma serão basicamente os mesmos que temos hoje, e com o mesmo sistema de funcionamento. E isso faz com que os preços acabem caindo de forma inevitável.

 

 

 

USB-C 2.1 EPR

Quem promove as melhorias do USB-C é a USB-IF (USB Implementers Forum). A entidade denominou o USB-C 2.1 como EPR (Extended Power Range) para definir e diferenciar a principal vantagem desse novo padrão: um maior alcance da potência de energia que o dispositivo portador dessa tecnologia vai receber.

A partir de agora, os fabricantes vão trabalhar na compatibilidade dos seus futuros dispositivos com a nova versão da porta reversível, indo de conectores até cabos e carregadores. Todos os acessórios compatíveis com o USB-C 2.1 deverão contar com a indicação do EPR em uma área visível para o consumidor.

O USB-C 2.1 importa todas as melhorias disponíveis nas versões anteriores desta tecnologia, incluindo é claro o seu principal diferencial, que é a reversibilidade. Ou seja, você pode conectar a porta em qualquer posição, sem se preocupar com um lado correto. O que é uma maravilha para diferentes cenários.

Hoje, a imensa maioria dos novos dispositivos de tecnologia e informática já contam com o USB-C como porta padrão, o que permite aos usuários utilizarem o mesmo cabo para carregar vários dispositivos ou, por exemplo, conectar um notebook a um monitor de forma muito mais simples e prática.

Agora, pense em carregar o seu notebook ou smartphone em um tempo muito menor. A partir de agora, isso é possível.

 

 

Via USB


Compartilhe