Compartilhe

Para quem cobre o mundo da tecnologia, o ano começa bem cedo, pois a CES sempre acontece nos primeiros dias de janeiro. Dito isso, a CES 2019 acontece entre os dias 8 e 11 de janeiro em Las Vegas, e no evento veremos algumas das principais novidades futuras para o mercado de eletrônicos de consumo.

Nesse post, vamos fazer um exercício de futurologia, oferecendo uma ideia das novidades que podemos ver ao longo da CES 2019.

 

 

Telas, telas e mais telas

 

 

Enquanto a Mobile World Congress é o evento centrado nos smartphones, nos últimos anos a Consumer Electronic Show se destacou por dar ênfase para as telas, nos mais diferentes formatos. Em 2019, a CES deve mostrar telas inteligentes, que se dobram e são transparentes.

A Amazon deve apresentar TVs que integram diretamente com o Amazon Echo, onde o Alexa é parte do dispositivo, que passa a controlar outros dispositivos da casa, sem intermediários. A LG também vai apresentar novas TVs, com ênfase para o Alpha 9 de segunda geração, além de uma possível tela OLED enrolável que pode chegar ao mercado ainda em 2019.

A LG também deve exibir novos monitores para produtividade e para games, além de modelos da linha CineBeam Laser 4K, já apresentada em dezembro.

 

 

A Samsung já anunciou as TVs com design 2019 Frame e Serif, que não renunciam ao QLED da empresa, mas adicionando possibilidades decorativas quando não está em uso. Também deve apresentar outras linhas de TVs QLED, com a recém apresentada QLED Q900R 8K, que vão receber a função receber a função Remote Access (para acesso ao PC ou ao smartphone).

A Samsung deve ser mais uma que deve apostar nas telas transparentes, assim como acontece com LG e Panasonic, e Bixby e Google Assistente estarão integrados aos televisores da marca que serão apresentados em 2019.

 

 

Não será uma CES de smartphoens dobráveis

 

 

Nenhum dos grandes fabricantes deve apresentar smartphones dobráveis durante a CES 2019, e nem mesmo conceitos ou protótipos devem aparecer durante o evento. O mais correto é apostar que os dispositivos com essas características devem mesmo ficar para a MWC 2019 no final de fevereiro em Barcelona.

Os fabricantes menores, com a Royole com o FlexiPai devem apresentar os seus produtos com esse conceito para roubar um pouco dos holofotes.

 

 

O que deve acontecer mesmo é a aparição dos primeiros smartphones com tela perfurada, como o Samsung Galaxy A8s, o Huawei Nova 4 ou o Honor View 20, e alguns outros modelos que devem chegar ao mercado no começo de 2019 (com ou sem buraco na tela).

 

 

Os carros autônomos e o 5G

 

 

A CES 2019 pode receber um preview de tudo o que veremos no setor automobilístico inteligente, muito além da leva de carros elétricos que já são esperados. Toyota, Rivian e outros fabricantes devem apresentar os seus veículos e suas tecnologias no evento, incluindo é claro as soluções para carros autônomos.

Sobre o 5G, 2019 será o ano para a chegada de muitos dispositivos compatíveis com essa rede, na esperança que em 2020 o formato deslanche de vez. Certamente veremos na feira de Las Vegas produtos voltados para essa tecnologia.

A Sony deve aproveitar a CES 2019 para apresentar um suposto Xperia 5G, se antecipando ao Samsung Galaxy S10 nesse aspecto. Aliás, a feira deve ser o local para a fabricante japonesa antecipar toda a sua nova linha de smartphones, deixando a MWC 2019 em segundo plano.

 

 

Não devem faltar notebooks e tablets

 

 

Alguns lançamentos desse segmento já foram antecipados, como o novo Samsung Notebook 9 Pen e o LG Gram. A HP também deve apresentar um novo notebook, e a NVIDIA deve apresentar novas placas gráficas GeForce RTX, que estarão nesse novo modelo da HP.

A Intel deve trazer novidades nos seus processadores, como o desenvolvimento de um chip de dez núcleos (nome de código Comet Lake), e a AMD também deve apresentar algumas novidades.

 

 

Especula-se que a ASUS apresentará um novo tablet com Chrome OS, seguindo os passos da Acer com o seu Chromebook Tab 10, mas características sobre esse novo produto ainda não vazaram na web.

 

 

Uma feira para você não se cansar

 

 

A CES é enorme, e todo veículo quer oferecer o máximo de informações para os seus leitores, algo que é praticamente impossível de ser feito. Os pequenos gadgets certamente receberão destaque durante o evento, mas serão compartilhados com vocês em um segundo momento.

A CES 2019 também será marcada pela presença da inteligência artificial em vários formatos e modos, assim como assistentes virtuais. Lembrando que, no passado, alguns fabricantes centraram esforços em obter um reconhecimento de voz mais natural, e isso pode se refletir nos anúncios desse ano.

Também há espaço para importantes anúncios na área de fotografia, como a Cano PowerShot G7 X Mark III, que deve integrar um sensor maior, com maior alcance de zoom, acompanhada (talvez) de uma G9 X Mark 3.

Por fim, os produtos difíceis de serem classificados mas muito chamativos também devem dar as caras na CES 2019. Escovas de cabelo ou de dentes inteligentes, produtos para a casa e outros itens que vão do genial ao ridículo rapidamente.


Compartilhe