A Microsoft publicou no final de 2018 a correção KB4023814 para o Windows 10, que se caracteriza por ser a volta das atualizações forçadas no sistema operacional, algo que virou polêmica com a quantidade de erros que a versão 1809 trazia.

A Microsoft entende a questão de forma um pouco diferente. Apresenta o update como uma nova versão do Windows 10 Upgrade Assistant, ferramenta criada para facilitar as atualizações da última versão do sistema operacional.

A agressividade da Microsoft na hora de promover e gerenciar as atualizações do Windows 10 a partir de versões anteriores do sistema operacional foi alvo de polêmica desde o começo. Muita gente acusou a empresa de falta de transparência e uso de ferramentas intrusivas. Isso resultou em processos, todos vencidos pelos demandantes.

A ferramenta de atualização do Windows 10 ainda permite a suspensão do processo com o botão correspondente, mas deixa “padrões obscuros” nas notificações. Quando clicamos nas mesmas, por padrão, elas iniciam a atualização para a última versão do sistema. Caso contrário, mantém uma ferramenta que o usuário não pediu instalada no computador.

Apesar da versão 1809 do Windows 10 October 2018 Update estar disponível a algumas semanas para os usuários avançados que selecionaram a atualização manualmente, vários usuários decidiram esperar por causa da grande quantidade de erros presentes nessa versão. Mesmo com a correção dos erros mais graves, há outros que persistem, e os usuários preferem utilizar as versões anteriores e mais estáveis do sistema operacional.

 

 

Como evitar as atualizações forçadas do Windows 10

 

 

Basta eliminar o assistente de atualização para garantir que a versão 1809 não seja instalada a menos que você o faça, e não pela imposição da Microsoft com métodos que não são 100% transparentes.

Tudo o que você precisa fazer é iniciar o console do Windows no modo de administrador e executar o comando abaixo:

C:\Windows10Upgrade\Windows10UpgraderApp.exe /ForceUninstall

O comando vai eliminar o assistente de atualização. Você pode em um momento posterior atualizar o sistema para a última versão quando você achar conveniente. No momento, a atualização para o Windows 10 1809 pode ser feita a partir da página do Windows 10 ou manualmente via Windows Update. Não sabemos quando esta versão estará disponível para todos os usuários via Windows Update.