Início » Dicas, Truques e Macetes » O que é uma rede WiFi Mesh? Como ela funciona?

O que é uma rede WiFi Mesh? Como ela funciona?

Compartilhe

Hoje, quase todo mundo tem uma conexão de internet WiFi em casa, e não imaginamos mais as nossas vidas sem esse tipo de conexão. E, de forma indiscutível, a qualidade das redes sem fio domésticas melhorou de forma considerável em relação ao que nós, geeks velhos e cansados, tivemos que encarar no passado.

Quando tudo isso aqui era mato, o WiFi era sofrível. Os roteadores se limitavam a oferecer o sinal da rede sem fio nas residências, mas isso não significava que o sinal chegava até o seu quarto no fundo da casa com boa qualidade. Ou você ficava do lado do roteador, ou você teria problemas em usar a internet pela casa.

A melhor qualidade das conexões WiFi veio ao mesmo tempo que as redes de internet de banda larga fixa deixaram de lado as redes telefônicas. Hoje, com as redes ADSL e de fibra ótica entregam conexões de internet mais rápidas e fortes, assim como diferentes tipos de redes sem fio.

Como é o caso do WiFi Mesh, ou rede de malha. Que é o alvo de discussão desse post. Aqui, você vai conhecer o que é esse tipo de rede, e como você pode se beneficiar dela.

 

 

 

O que é uma rede WiFi Mesh?

 

 

Com certeza você já passou por essa situação: ao se afastar um pouco do seu roteador WiFi de cada, o sinal começa a perder qualidade e força. Era o que a gente tinha que encarar no passado, onde todo mundo era obrigado a ficar próximo do dispositivo para não perder qualidade e velocidade de sinal de internet sem fio.

Existem algumas maneiras para solucionar esse problema, e uma das mais eficientes é através dos repetidores de sinal. Esses pequenos (e baratos) dispositivos ajudam a enviar o sinal de internet para outros pontos da residência onde normalmente esse sinal é débil.

Com os repetidores, esse sinal de internet vai chegar com maior intensidade nos diferentes cantos da sua casa. Porém, por serem apenas repetidores de sinal, é de se esperar que o sinal do WiFi se perca um pouco, mas não com a mesma intensidade baixa que originalmente você pode experimentar sem esses pequenos aparelhos.

A principal diferença do WiFi Mesh em relação ao WiFi convencional é que ele já conta com uma configuração previamente ajustada, que permite a criação de uma rede de internet em diferentes pontos da casa, para assim obter uma melhor cobertura sem perder a qualidade da conexão. Assim, ele consegue ser mais eficiente porque, na prática, é mais inteligente que um repetidor de sinal convencional.

Além disso (e diferente dos repetidores), o WiFi Mesh consegue se comunicar entre todos os seus pares, reforçando a eficiência e a praticidade dessa conexão, já que não é necessário ajustar manualmente os dispositivos ou enviar sinais para locais onde originalmente ele não precisa alcançar.

Ou seja, se você está conectado em um quarto no segundo andar da casa e não tem nenhum outro dispositivo utilizando a internet nesse piso que você está, o WiFi Mesh reconhece esse cenário, e redireciona uma maior quantidade de sinal para o quarto onde você está com o dispositivo conectado.

Em resumo: é muito mais interessante e útil utilizar uma rede WiFi Mesh. Por outro lado (e você já pode imaginar o que está por vir nesse momento), adotar esse sistema de conexão de rede é algo bem mais caro do que comprar e instalar simples repetidores de sinal. Logo, só utilize tal recurso se você realmente precisar dele.


Compartilhe