As melhores linguagens de programação de 2020 para quem quer começar a programar

Compartilhe

O ano de 2020 mostrou para você de forma bem clara que passou da hora de começar a aprender uma linguagem de programação, certo? Por isso, vamos indicar nesse post as melhores do ano para quem quer começar.

A oferta é vasta, dependendo do mercado que você quer abordar. Além de conhecer quais são as linguagens de programação mais populares, também é importante saber quais são as que pagam mais por hora e aqueles que serão tendência de futuro.

Foram selecionadas cinco linguagens de programação que os iniciantes devem estudar, não apenas por serem as mais promissoras, mas também por oferecerem um ponto de equilíbrio entre oferta de vagas de trabalho, popularidade e tamanho da comunidade de programadores.

 

 

 

Python

 

 

Essa aqui vale para praticamente tudo, e deve ser a sua prioridade de escolha. Nem sempre é a mais utilizada, mas a maioria das tecnologias atuais usam o Python em algum dos seus serviços.

É a aposta mais segura nesse momento. É uma linguagem dinâmica, fácil de usar, fácil de aprender e para programar. Conta com múltiplos aplicativos e um grande alcance na indústria das tecnologias da informação. Você pode até se especializar na ciência de dados, na inteligência artificial e no desenvolvimento web.

 

 

 

Javascript

 

É a linguagem que você deve estudar para trabalhar com o desenvolvimento web. Com ela, você pode criar páginas interativas e sites de alta qualidade. As plataformas mais populares como Facebook, Twitter ou YouTube usam o JavaScript, e sua popularidade está muito bem assentada, já que conta com milhões de programadores ao redor do mundo.

 

 

 

Java

 

 

Uma linguagem de programação longeva que está em plena saúde. É de propriedade da Oracle e serve para propósitos gerais, sendo compatível com os conceitos de programação orientados a objetos. Se mantém popular nos últimos 15 anos, e seu uso pode ser voltado ao desenvolvimento web, Big Data e desenvolvimento de aplicativos móveis.

 

 

 

Go

 

Pode ser definida como “eficiente e conveniente”, já que possui um suporte multi-plataforma. Não é tão popular quanto as linguagens já mencionadas, mas é o complemento ideal e conta hoje com um monte de ofertas de emprego disponíveis. Deve contar com uma grande demanda de emprego no futuro por ter o respaldo do Google. Pode se dedicar ao nicho de mercado da Internet das Coisas, sistemas distribuídos e o Big Data.

 

 

 

Swift

 

É popular por ser utilizada para desenvolver aplicativos do iOS. Ou seja, eu nem preciso me alongar muito nas explicações para afirmação que a mesma tem um futuro mais do que garantido, muito menos ao dizer que sua popularidade é enorme. Possui respaldo da Apple, e se diferencia das demais porque é bem rápida. É a linguagem ideal para os serviços na nuvem e para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis e desktops.

 

 

 

Conclusão

 

Existem centenas de outras linguagens de programação que você pode dar uma olhada para conhecer as suas propostas e ampliar o seu leque de opções. Porém, se você pensa em ter um bom futuro dentro desse segmento profissional, saiba que essas cinco são aquelas que podem garantir para você um bom futuro dentro da profissão.

Boa sorte no seu futuro!


Compartilhe