TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que é o Google Bard, o rival do ChatGPT | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | O que é o Google Bard, o rival do ChatGPT

O que é o Google Bard, o rival do ChatGPT

Compartilhe

O Google apresentou oficialmente o Bard, o seu sistema de chat por Inteligência Artificial que chega para competir de forma direta com o ChatGPT e, por tabela, a resposta à Microsoft, que integrou a solução da OpenAI no seu buscador web, o Bing.

O sistema de funcionamento do Bard tende a ser o mesmo do ChatGPT, ou seja, através do formato de perguntas contextualizadas e respostas dissertativas, dispensando a necessidade do usuário em visitar outra página para obter essa informação.

Ainda não dá para saber o que o Bard é capaz de fazer, mas vamos compartilhar as informações mais essenciais dessa iniciativa.

 

O que é o Bard?

O Bard é um sistema de Inteligência Artificial criado pelo Google, cuja interação é em formato conversacional, com perguntas e respostas.

Essa IA é baseada no LaMDA, ou Language Model for Dialogue Applications, um modelo de linguagem experimental desenvolvido pelo Google especialmente preparada para aplicativos em formato de diálogo, que já está em desenvolvimento há muito tempo e de forma muito fechada.

O Google é líder indiscutível no segmento de buscas pela internet, mas vê essa posição ameaçada com a chegada do ChatGPT no Bing. Logo, precisou correr contra o tempo para apresentar a sua resposta dentro desse segmento.

 

De onde vem o Bard

O Google optou por não lançar de forma direta o LaMDA como competidor do ChatGPT para não arranhar a reputação de sua Inteligência Artificial, uma vez que a empresa entendia que o seu sistema ainda não estava pronto.

Porém, diante da popularidade do ChatGPT, o Google ligou o chamado “código vermelho” para lançar uma resposta rápida. E é por isso que o Bard estará disponível nas próximas semanas.

É importante lembrar que o mesmo LaMDA foi o responsável pela demissão de um engenheiro do Google que sugeriu que essa IA tinha uma “consciência”.

Inicialmente, o Bard terá uma versão reduzida do LaMDA para que mais pessoas possam usar a ferramenta ao mesmo tempo a partir da menor demanda de cálculo. Dessa forma, é possível obter o feedback de um número maior de usuários, combinando essas respostas com os testes internos realizados pelo Google, o que deve melhorar os resultados das respostas com o passar do tempo.

 

Como funciona o Bard

Até que o Google entre em maiores detalhes, sabemos que o Bard deve funcionar conectado o tempo todo à internet, diferente do ChatGPT. Isso é importante para que a Inteligência Artificial encontre as informações mais relevantes e relacionadas com a atualidade.

O Bard vai buscar as informações de forma direta na internet, entregando respostas atualizadas e de qualidade. Você poderá utilizar uma linguagem natural, formulando as perguntas da mesma forma que você faria com qualquer outra pessoa em uma conversa por mensagens de texto.

A solução será integrada como uma função dentro do buscador do Google, e não será uma ferramenta inteligente. Dessa forma, os usuários não param de usar o buscador de Mountain View, e ao mesmo tempo vai permitir que os usuários soltem a sua criatividade nas perguntas a serem formuladas.

 

Quando o Bard vai chegar no Google Search?

O Google se apressou para anunciar o Bard, mas não entrou em detalhes sobre quando o recurso estará disponível para todos os seus usuários. A única informação compartilhada pela gigante de Mountain View é que a nova tecnologia estaria disponível “nas próximas semanas” em fase de testes.

Neste momento, os beta testers do Google já estão avaliando o Bard internamente. Os desenvolvedores de soluções compatíveis poderão testar a ferramenta a partir de março de 2023, que é quando a API dessa tecnologia estará disponível para implementação nas ferramentas de terceiros.


Compartilhe