O que é o endereço MAC, e como alterá-lo no Android 10

Compartilhe

Não dá para saber tudo o que o seu smartphone tem de recursos, e uma das ferramentas que ajuda a proteger a sua privacidade é o endereço MAC do hardware WiFi do telefone. Todo dispositivo conectado a uma rede precisa ser identificado pelos servidores, e cada dispositivo conta com esse item, que é muito parecido com o DNA de uma pessoa.

No caso do modem WiFi do smartphone, integrado no processador do dispositivo, o endereço MAC identifica o ponto de acesso para assim acessar a rede de dados. O problema é que esse identificador é único, o que faz com que você deixe rastros de sua navegação.

O endereço MAC é o identificador de qualquer hardware na internet, sendo um número único para o modem integrado no processador. Quando você se conecta ao ponto de acesso de sua casa ou acessa uma rede WiFi pública, esse ponto registra cada um dos endereços MAC que usam a conexão, associando o nome do dispositivo, tempos de conexão e servidores.

Quando você está utilizando a rede WiFi da sua casa, não há maiores problemas. Mas quando você usa redes públicas, os riscos de violação de privacidade e segurança são enormes. E esses riscos podem ser minimizados mudando o endereço MAC do dispositivo. É claro que você segue exposto a outras ameaças, mas será mais difícil associar os dados ao seu smartphone.

 

 

 

Como mudar o endereço MAC do seu smartphone

 

 

O endereço MAC é composto por seis pares de caracteres hexadeciamis separados entre si por dois pontos (11:22:33:AA:BB:CC, por exemplo). Pela enorme quantidade de combinações, cada modem que se conecta a um WiFi conta com o seu identificador único. No Android 10, uma das novidades é justamente poder mudar o endereço MAC.

Tanto o hardware do dispositivo como o Android 10 em si devem contar com essa possibilidade, de modo que o recurso não está disponível para todos os smartphones. Para verificar se o seu dispositivo é compatível com esse recurso, faça o seguinte:

– Acesse às definições do seu smartphone e introduza as opções WiFi.
– Clique nas opções da rede a qual você está conectado (no símbolo de roda dentada) e vá para as opções avançadas.
– Em Privacidade, você deve encontrar o seletor de MAC: basta marcar a opção “Use random MAC address”.
– Uma vez marcada a opção aleatória, o telefone deve conectar-se a todas as redes WiFi usando um endereço MAC diferente do verdadeiro.

 

Por padrão, o Android 10 se conecta com endereços MAC aleatórios, mas é provável que esta opção configurada com a MAC real do modem WiFi. Convém realizar a mudança, especialmente quando nos conectamos habitualmente às redes públicas.


Compartilhe