Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que considerar para acertar na compra de um laptop gaming

O que considerar para acertar na compra de um laptop gaming

Compartilhe

Para quem gosta dos videogames no computador, não basta comprar um notebook potente. Muitas pessoas acabam caindo neste erro e se deparam com a decepção em ter um portátil ótimo para editar áudio e vídeo, mas péssimo para rodar Call of Duty. O que é quase um paradoxo contraditório, até mesmo para o mundo da tecnologia.

Ter um notebook potente não é o suficiente para rodar games de alta qualidade, e alguns fatores precisam receber um pouco mais de atenção por parte do usuário na hora realizar o investimento em um computador portátil para jogar. E vamos apresentar cinco pontos que precisam receber um pouco mais de ênfase na hora de escolher um equipamento para esta finalidade.

 

 

 

O equilíbrio

 

 

Um notebook gaming precisa ter um hardware equilibrado, onde os componentes conseguem conversar entre si e trabalhar juntos sempre que for preciso. Logo, procure um processador que vai trabalhar melhor com um determinado tipo de placa gráfica, memórias que trabalham em dual channel na mesma frequência e um sistema de armazenamento que consiga ler o mais rápido possível um grande volume de dados.

Lembrando que, neste item, estamos falando de equilíbrio e não de potência. Nem sempre um processador de última geração vai entregar os melhores resultados. E nem sempre a placa gráfica mais potente é a mais adequada para o restante do conjunto que você está montando.

 

 

 

As placas gráficas

 

 

Elemento vital para qualquer notebook gaming, e um item que você deve dar uma prioridade tão grande quanto o processador, se não for maior. Ter uma placa da NVIDIA ou da AMD no equipamento vai depender sim do tipo de processador que você possui, mas procure sempre aquela que vai entregar os melhores resultados durante os jogos pesados.

É claro que o valor que você vai investir nessa placa gráfica dedicada vai depender do seu orçamento disponível, mas tente estabelecer uma boa relação custo-benefício pensando nos tipos de jogos que você vai jogar. Pagar pouco nesse caso pode significar em travamentos, soluços e dores de cabeça.

 

 

 

O sistema de refrigeração

 

 

Esse é um dos itens que não encontramos nos notebooks mais potentes e convencionais e que pode fazer toda a diferença em um notebook gaming. Dê ênfase para os sistemas de refrigeração mais eficientes, que entram em ação quando você mais precisa de desempenho durante os jogos.

Tudo o que você não quer é sofrer de superaquecimento durante as partidas, e isso não só pode resultar em perda de desempenho na jogatina como também em danos irreversíveis (em alguns casos) no seu notebook. Certifique-se que o sistema de refrigeração do modelo escolhido vai dar conta do hardware que você escolheu.

 

 

 

A capacidade de atualização

 

 

Sei que é mais difícil encontrar notebooks gaming que permite uma atualização de hardware com maior facilidade (e essa é uma vantagem dos computadores desktops), mas alguns modelos em específico permitem a troca da RAM e, principalmente, da placa gráfica, que normalmente vem soldada na placa-mãe.

Se isso for possível para você, ou se essa característica está presente no seu equipamento, sempre vai valer a pena gastar um pouco mais de dinheiro para ter essa facilidade. Isso fará com que a vida útil do seu equipamento seja mais longa, valorizando assim o seu investimento.

 

 

 

Os elementos que agregam valor

 

 

Por fim, leve em consideração os itens abaixo, pois eles complementam os demais que foram mencionados nesse post:

– Sistema operacional pré-instalado: é um valor claro para a economia que significa não ter que comprar uma licença do Windows, ou tempo se vamos optar pelo Linux.

– Qualidade de tela e tecnologias avançadas: painéis IPS e VA, bem como tecnologias FreeSync e G-Sync, podem melhorar drasticamente a experiência do usuário.

– Teclado e touch pad: a qualidade de ambos os elementos também afetará nossa experiência e a vida útil do equipamento.

– Tamanho e peso: os laptops para jogos mais finos e leves geralmente são aqueles com menos expansibilidade e maior consumo de energia por um motivo simples e lógico: eles têm menos espaço interno e não podem dissipar tanto calor. No entanto, existem alguns designs que atingem um excelente equilíbrio entre os dois extremos, e que acabam sendo muito interessantes.


Compartilhe