Compartilhe

O tempo passa muito rápido. E o tempo no mundo da tecnologia passa ainda mais rápido. Um dispositivo que hoje é o mais avançado dentro de um segmento pode ficar obsoleto em um tempo muito menor do que o desejado. E em alguns casos, os fabricantes programam essa obsolescência.

E posso dizer isso sem peso na consciência. Nem preciso levantar dúvidas sobre certas práticas: o próprio mercado como um todo se comporta desse jeito, com uma velocidade de lançamentos que é vertiginosa no caso de algumas marcas. E essa é uma cultura muito ruim, pois um ótimo smartphone pode ficar “obsoleto” depois de apenas um ano de vida.

Pois bem, a Apple tem uma classificação para o tempo de vida de cada dispositivo, e como ele é tratado para as suas políticas de atualização. São duas categorias: antigo e obsoleto. Essa diferenciação é importante na hora de oferecer um serviço técnico e peças oficiais para os dispositivos em questão.

E alguns modelos de iPhone do passado mudaram de categoria. E você precisa saber disso.

 

 

 

Seu iPhone do passado é vintage ou obsoleto?

 

 

Os iPhones classificados pela Apple como antigos (vitages) são aqueles que foram retirados do mercado a mais de cinco anos e a menos de sete anos. São dispositivos que ainda recebem a assistência do serviço de reparação oficial de hardware.

Já os smartphones da Apple considerados obsoletos são aqueles cujas vendas foram suspensas a mais de sete anos, não mais recebendo o suporte técnico oficial e não contando com peças para reparação.

Com o lançamento da nova família de smartphones iPhone 12, a Apple atualizou a sua lista de telefones antigos e obsoletos para oficialmente incluir o iPhone 5C, lançado em setembro de 2013 e que entra para a história como a primeira tentativa da gigante de Cupertino em lançar um iPhone menos caro.

O iPhone 5C nada mais era do que uma versão econômica do iPhone 5, com um acabamento de plástico com cores chamativas, um design claramente voltado ao público jovem, tela de 4 polegadas, processador A6 e câmera traseira de 8 MP, entre outros elementos.

Esse modelo foi retirado de mercado bem antes do iPhone 5S, e é considerado até hoje um dos maiores fracassos comerciais da história da Apple dentro do segmento de telefonia. Agora, ele passa a fazer parte da lista dos dispositivos “vintage” da empresa, engrossando um cemitério que conta com os modelos abaixo:

iPhone 4 (8 GB)
iPhone 4 CDMA (8 GB)
iPhone 4S
iPhone 4S (8 GB)
iPhone 5
iPhone 5C

 

Todos os iPhones abaixo dessa lista são considerados obsoletos. E com esses dados em mente, talvez seja o momento para avaliar se não está na hora de trocar o seu velho smartphone da Apple por um novo.

 

 

Via Apple


Compartilhe