Compartilhe

Em muitas situações, alguns detalhes podem ser decisivos para determinar um bom desempenho nos nossos equipamentos tecnológicos. Todos nós procuramos utilizar notebooks e smartphones com a melhor performance possível, mas não nos atentamos aos detalhes que ajudam a alcançar esse bom status de funcionamento.

Ter uma visão mais ampla sobre alguns procedimentos preventivos para garantir que o seu dispositivo vai funcionar de forma plena na maior parte do tempo é algo tão importante quanto atualizar o hardware, instalar corretamente o sistema operacional ou evitar a instalação de aplicativos maliciosos, entre outras medidas.

Quando acessamos a internet, armazenamos uma série de pequenos pedaços de arquivos para que a navegação seja mais rápida, evitando assim que o navegador web ou outros aplicativos não necessitem desses arquivos novamente para exibir aquela página ou aquelas informações mais básicas fornecidas pelo aplicativo.

E é sobre esses pequenos pedaços de arquivos que vamos falar nesse post.

 

 

 

O que acontece quando não apagamos a cache no smartphone?

 

Apagar a cache de um dispositivo é um método bem comum entre muitos usuários de tecnologia. Normalmente adotamos esse procedimento quando nossos aplicativos começam a apresentar falhas, e mesmo que isso não solucione o problema em 100% dos casos, o procedimento ao menos é bem útil para resolver boa parte do problemas. É um método funcional na grande maioria dos casos onde o computador ou smartphone apresenta anormalidades.

Quando falamos sobre o cache de algum aplicativo, falamos do armazenamento de arquivos temporários que os apps acabam fazendo, por entenderem que, em algum momento no futuro, vamos precisar desses arquivos com maior frequência, permitindo assim que tudo funcione muito mais rápido, e sem depender da conexão de internet para salvar novamente esses mesmos arquivos acessados.

Ou seja, quando um aplicativo possui imagens ou outros elementos comuns, eles ficam salvos no smartphone para um melhor funcionamento do app. O mesmo acontece com os navegadores web, e tal comportamento é algo que acontece basicamente desde o início dos tempos da internet.

O problema é quando o aplicativo em questão começa a apresentar erros e falhas, entregando um comportamento anormal, o que irrita qualquer usuário. Normalmente acabamos eliminando os dados do aplicativo ou realizando a reinstalação do mesmo, mas isso não é algo necessário e nem sempre resolve o problema em definitivo. Eliminar o cache do app pode ser a solução que você procura.

 

 

 

Como eliminar a cache dos aplicativos no smartphone?

 

Para eliminar os arquivos de cache dos aplicativos, vá até os ajustes do seu smartphone e selecione no menu de opções o item de armazenamento. Leve em consideração que essa lista de opções de configurações pode mudar, dependendo do fabricante do seu smartphone. Porém, o processo de eliminação do cache é o mesmo para todos os dispositivos.

No item de armazenamento, vai aparecer outra lista de opções. Toque no item que exibe outros aplicativos, e você vai ter acesso a todos os apps que estão instalados no seu smartphone. Aqui, você deve selecionar o aplicativo que terá o cache eliminado. Toque sobre ele e, depois, escolha a opção para apagar o cache.

Se você precisa eliminar o cache de vários aplicativos, é preciso selecionar um por vez e repetir o processo de forma individual, já que não dá para selecionar vários apps por vez. Sim, é mais trabalhoso. Mas ao menos ajuda a prevenir e até resolver alguns problemas pontuais no bom funcionamento do seu dispositivo.


Compartilhe