O menu iniciar do Windows 10 devia mudar por isso | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O menu iniciar do Windows 10 devia mudar por isso | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | O menu iniciar do Windows 10 devia mudar por isso

O menu iniciar do Windows 10 devia mudar por isso

Compartilhe

Durante muito tempo, o menu Iniciar do Windows se tornou uma polêmica eterna. Desde o seu desaparecimento no Windows 8, boa parte dos usuários do sistema operacional da Microsoft se irritaram (e muito) com essa decisão.

A volta desse menu no Windows 8.1 não resolveu o problema (muito menos acalmou os críticos), e a chegada do Windows 10 apenas amenizou as coisas, já que os saudosistas do Windows 7 ficaram irritados com algumas soluções apresentadas, principalmente no caso das Live Tiles, elemento que remetia ao nefasto Windows 8, e algo que não serve para nada nos equipamentos informáticos atuais.

A Microsoft segue trabalhando nas melhorias no menu Iniciar do Windows 10, e na nova versão (que já está disponível para os usuários do programa Insider), a empresa decidiu reformular esse elemento do sistema operacional, onde uma das principais mudanças está justamente na substituição das Live Tiles por quadros com cores sólidas e ícones estáticos, sem qualquer tipo de animação.

A decisão oferece uma maior consistência e coerência com a proposta geral de design do sistema operacional, deixando toda a interface do Windows 10 mais próxima da estética do Fluent Design, algo que deve se estabelecer também para os aplicativos de terceiros, deixando tudo mais homogêneo.

Isso era algo que a Microsoft sequer chegou perto de conseguir demais de cinco anos de Windows 10 em um espaço tão reduzido como é o do menu Iniciar que, nesse caso, tem menor importância que no Windows 8.

Mas uma imagem compartilhada no Reddit mostra um dos muitos problemas provocados pela falta de homogeneidade da interface do Windows 10. A existência de algo desse tipo não deve surpreender a ninguém, uma vez que a próxima versão do sistema operacional ainda está inacabada e em fase de testes, mas chama a atenção por acontecer em um espaço tão específico do software.

 

 

 

Não era obrigação fazer direito, mas é algo que precisa ser bem cuidado

 

 

O menu Iniciar que estava no Windows 10 até agora permitia que cada aplicativo pudesse escolher a cor de fundo das Live Tiles, o que deixava esse item feio em muitos casos, já que a combinação de cores poderia resultar em algo esquizofrênico.

Este não é o problema da imagem publicada no Reddit, mas sim que a cor de fundo dos aplicativos indicados na imagem (OneDrive, To Do, Maps e Store) não coincidem, com duas tonalidades de azul e duas de cinza. As diferenças no azul parecem claramente uma decisão de diferenciar um quadro do outro, mas o cinza é tão similar que parece simplesmente um problema na hora de escolher um fundo igual.

E podemos dizer, sem medo de errar, que este é um problema da Microsoft. Todos os aplicativos analisados na amostra do Reddit são apps da Microsoft. Ou seja, não é o caso de um desenvolvedor de um app de terceiros que acabou se equivocando com a paleta de cores na hora de escolher uma cor de fundo.

 

 

De fato, Jen Gentleman, engenheira da Microsoft que trabalha na interface do Windows, comentou no Reddit mencionado que, com o novo menu Iniciar que será liberado em breve, problemas como esse serão resolvidos.

Isso é o que esperamos, Microsoft. Se esforçam tanto para deixar o menu Iniciar do Windows 10 mais bonito, mas deixam de lado algo básico como a uniformidade do cromatismo dos quadrados estáticos poderia ser um erro bem infeliz.

 

 

Via Reddit


Compartilhe