TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O HarmonyOS é mais seguro que o Android? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | O HarmonyOS é mais seguro que o Android?

O HarmonyOS é mais seguro que o Android?

Compartilhe

Diante do banimento do governo dos Estados Unidos, a Huawei não teve outra alternativa e abraçou a carreira solo. Afinal de contas, ela estava proibida de manter negócios com empresas norte-americanas, incluindo Google e Meta. E não podia simplesmente abandonar o mercado de tecnologia.

Uma das medidas que a empresa chinesa tomou para sobreviver foi desenvolver o seu próprio sistema operacional. Uma tarefa árdua, mas que foi concluída com o HarmonyOS que, pelo menos por enquanto, só está disponível na China.

E muitos usuários estão afirmando que o HarmonyOS é mais seguro que o Android, só por causa do maior controle da Huawei no seu software.

Será mesmo?

 

 

 

Todo poder para o microkernel

Um dos grandes problemas que a Huawei teria que solucionar para desenvolver o HarmonyOS com a independência esperada era contornar a ausência dos serviços do Google no seu sistema operacional.

O Google Play Services é basicamente o que permite que aplicativos como Google Play, Mapas, YouTube, Gmail e outros funcionem no Android. Esses são apps muito populares e relevantes para a grande maioria dos usuários, e eles iriam ficar de fora do HarmonyOS, sim ou sim.

E desenvolver novas versões desses aplicativos não era o suficiente. A Huawei precisava estabelecer também um núcleo que conectasse todas as novas plataformas que, no Google, trabalham de forma integrada de alguma forma.

A solução que a Huawei encontrou foi trabalhar no desenvolvimento do seu próprio microkernel, que é o núcleo do software que gerencia o acesso ao hardware. O Android usa como base o Linux, mas o HarmonyOS conta com uma mínima parte desse software para o seu núcleo.

Esse pequeno, porém, importante detalhe já faz com que o HarmonyOS conte com uma segurança muito mais alta que o Android, pois a Huawei pode gerenciar as permissões dos aplicativos a serem instalados no sistema operacional de forma muito mais eficiente.

E essa segurança é tão elevada, que o HarmonyOS não permite que o usuário realize o root no dispositivo. E é para a sua segurança.

 

 

 

Quem tem a segurança mais alta?

A utilização de um kernel personalizado aumenta de forma considerável a capacidade de segurança do hardware nos smartphones da Huawei. Cada microkernel pode se auto bloquear individualmente, adotando medidas de segurança mais avançadas que o Android.

O HarmonyOS foi avaliado por diferentes empresas de segurança, e em pelo menos uma delas recebeu uma avaliação de nível 5 e 5+. Ou seja, o mais elevado grau de segurança entre todos os sistemas operacionais móveis avaliados. E, antes que você me pergunte: o Android recebeu no máximo um nível 3 de avaliação.

É importante lembrar que tudo o que foi dito nos últimos dois parágrafos são informações passadas pela Huawei, e que outras empresas de segurança precisam realizar os seus testes para certificar essa segurança.

E o veredito final sempre estará nas mãos dos usuários, no comportamento prático do dia a dia e nos testes da vida real. O grande problema é que dificilmente os usuários brasileiros vão se deparar com um telefone da Huawei nas lojas ou e-commerces nacionais.

Mas sempre tem alguém que vai importar algum dispositivo da empresa. Certo?


Compartilhe