TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O futuro dos meios de pagamento | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | O futuro dos meios de pagamento

O futuro dos meios de pagamento

Compartilhe

Os hábitos estão mudando cada vez mais, e muito disso se deve aos avanços tecnológicos. Hoje em dia, é possível pagar contas de qualquer tipo por meio de aplicativos de celular (o que era inimaginável há anos atrás). 

O mesmo princípio vale para os meios de pagamento em si. Antes, era preciso pagar por algo em bancos ou lotéricas em dinheiro vivo. Depois, vieram os cartões de crédito magnéticos e, em seguida, tudo pode ser realizado a poucos cliques de distância. 

Agora, outras modalidades estão surgindo para dar mais rapidez e praticidade a ações de qualquer tipo, seja para pagar por um produto ou serviço ou até mesmo receber algum dinheiro do outro canto do planeta, via carteira digital.

Pronto para falar sobre o assunto? Acompanhe-nos e se questione sobre o futuro dos meios de pagamento. 

 

Métodos de pagamento inovadores

A cada dia que passa, os boletos e os cartões de crédito vêm ficando cada vez mais ultrapassados. O dinheiro vivo, então, dependendo do nicho, já nem existe mais! 

Com relação aos sistemas de pagamento, o progresso tecnológico tem trazido avanços consideráveis e, no geral, as empresas estão conseguindo acompanhá-los. Principalmente no pós pandemia. Dentre os avanços, percebe-se que as formas de pagamento estão cada vez mais modernas, rápidas e eficazes.

Pagamentos por aproximação, QR Code, link de pagamento para vendas via redes sociais, Pix, carteiras digitais e criptomoedas são só alguns dos exemplos. A boa notícia é que tal tendência vem facilitando não só a vida do consumidor, como também a do empresário, já que, além de dinâmicas, muitas transações vêm isenta de taxas (como é o caso do Pix). 

Agora, vamos apresentar algumas destas novas tendências de pagamentos, que têm simplificado a vida de muita gente e mostram que vieram para ficar. 

 

Link de pagamento

Dentre as novas maneiras de pagar por produtos e serviços, o link de pagamento é uma das modalidades mais simples. Mas que é imensamente eficiente! Ele funciona como uma ótima ferramenta para pequenas e médias empresas, especialmente porque garante a segurança dos dados do cliente.

Outra vantagem é que este mecanismo ainda serve como uma espécie de estratégia de marketing, já que o link pode ser aplicado em carrinhos abandonados em e-commerces, aumentando as chances de fechar uma venda. 

 

Pix

Se tem um sistema de pagamentos que ganhou o coração dos brasileiros, este é o Pix. Versátil, ele pode ser utilizado para pagar desde compras de supermercado até entretenimento em plataformas digitais, como o LVBET casino online.

Não é à toa que, dentre os principais meios de pagamento que temos hoje em dia, o Pix foi um dos que mais cresceram em meio à pandemia. E tudo mostra que ele faz parte do futuro dos pagamentos no mercado brasileiro. 

Atualmente, este sistema instantâneo já supera as já obsoletas modalidades de TED e DOC, por exemplo. Tal sucesso se dá por múltiplos fatores, mas sobretudo pelo fato de que as transações caem na conta do destinatário em, no máximo, alguns segundos e são gratuitas.

A tendência, a médio e longo prazo, é que o Pix conviva com outras formas de pagamento, como o QR Code nas maquininhas de cartão, e vá se aperfeiçoando ainda mais. Quem sabe o futuro não reserva até a possibilidade de saques daqui para frente? 

 

Criptomoedas

Outra alternativa que aparece como tendência são as criptomoedas, tendo o Bitcoin, Litecoin e Ethereum como as mais famosas da atualidade. Embora elas ainda estejam distantes da rotina dos brasileiros, acredita-se que são um dos elementos-chave dos pagamentos do futuro. 

Uma das principais vantagens do uso de criptomoedas como meio de pagamento é que elas são geridas de maneira descentralizada através de vários computadores. Ou seja, elas não estão ligadas diretamente a nenhuma instituição financeira, como é o caso do Banco Central no Brasil, por exemplo. 

Isso gera anonimato e é bem-vindo por uma série de usuários, sem contar que tais operações geram economia de taxas se compararmos com pagamentos convencionais. 

É fato que as criptomoedas ainda têm muito a crescer e sofrer ajustes, especialmente no que se refere à sua valorização e desvalorização. Mas, não há dúvidas de que muitas transações bem-sucedidas são feitas com elas nos dias atuais, e vale a pena ficarmos de olho em suas possibilidades.

Fonte: FreePik. 

Voucher online

O voucher em si já é um meio de pagamento físico muito utilizado por aí. A novidade agora é que ele também está presente no ambiente virtual. 

O avanço desta nova tecnologia foi impulsionado com a situação de home office, gerada pela pandemia. O voucher online facilita diversos tipos de compras, e mesmo depois que a situação voltar ao normal, é provável que boa parte das pessoas continuem fazendo pagamentos on-line com tal modalidade.

 

e-Wallets em e-commerce

Quando falamos em carteiras eletrônicas, ou e-Wallets, não estamos falando, exatamente, de um meio de pagamento futurístico. Afinal de contas, elas tiveram o seu uso potencializado de uns tempos para cá.

Carteiras virtuais somam segurança para o brasileiro, que já não precisa mais ficar andando por aí com dinheiro. Ou, ainda, que encontra uma série de benefícios (incluindo a comodidade) ao comprar on-line. 

Dentre as e-Wallets queridinhas pelo público local, podemos citar o PayPal, Apple Pay, o famoso PicPay e até algumas utilizadas no universo de jogos, como a carteira Neteller ou o Skrill. É algo que veio para ficar! 

 

Biometria ao invés de levar o cartão de crédito

Uma cena que parece coisa de filme de ficção científica mas que pode reverberar na vida real em breve é o uso de reconhecimento facial para realizar pagamentos. A tão sonhada biometria. 

Como muitas pessoas possuem dificuldade em memorizar várias senhas, a tendência é que haja um avanço significativo neste sentido. Desta forma, uma simples identificação biométrica (provavelmente da impressão digital) já resultaria em um pagamento ou saque quase instantâneos. É até estranho de pensar, né? Mas é uma das soluções do futuro!

 

Conclusão

Qualquer que seja o caso, é fato que os métodos de pagamento estão cada vez mais modernos e que acompanham a mudança de hábitos da sociedade. Embora a maioria dos meios citados nesta lista já seja coisa atual, possivelmente eles se manterão firmes no futuro e serão melhorados a cada dia, adicionando frequentes novidades. Cabe a nós ficarmos de olho nas oportunidades, tanto como empresa ou usuário (pessoas físicas, no caso).


Compartilhe