TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como salvar o cabo de recarga do smartphone que está quebrado | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como salvar o cabo de recarga do smartphone que está quebrado

Como salvar o cabo de recarga do smartphone que está quebrado

Compartilhe

Você está no meio da rua, se deslocando para o trabalho. E se dá conta que precisa recarregar o seu smartphone para que o dispositivo se mantenha vivo e funcional até o final do dia.

Mas ao retirar o cabo da mochila, descobre que o item está rompido. Muito provavelmente por causa daquela festa que você fez com o seu cachorro na noite anterior, enquanto mandava mensagens no WhatsApp para a sua namorada.

Antes de você começar a se desesperar, vamos mostrar neste post algumas medidas que podem ser tomadas para tentar contornar o problema ou, quem sabe, consertar o cabo se você tem as ferramentas e habilidades compatíveis para essa tarefa.

 

 

 

Resolvendo pequenos problemas

A maioria dos problemas em cabos de recarga de smartphones são relativamente pequenos, e as famosas ‘gambiarras’ podem resolver nesses casos. Mas lembre-se sempre que estamos falando de soluções provisórias e de momento. Invista em um cabo novo tão logo seja possível.

Comece pela fita isolante, que é um material barato e quase todo mundo tem em casa. Cabos com pequenos rompimentos podem ser restaurados com eficiência com este item que, segundo a lenda, ao lado da chave de fenda e da fita veda rosca, ajuda a compor o item de dominação global.

As massas do tipo durepoxi também podem resolver nos casos leves, pois é um material mais resistente e durável. Também vale a pena utilizar um cabo termo retrátil para restaurar temporariamente o cabo, pois o material também auxilia na resistência do ponto débil.

Algumas gambiarras são até curiosas. Por exemplo, o cadarço daquele tênis velho e surrado que você sabe que não vai mais usar. É só usar o cordão para passar em volta do cabo de recarga rompido e pronto: quem sabe é possível manter a recarga do dispositivo por mais algum tempo.

Reforço que tudo o que apresentamos até agora são medidas provisórias, e não substituem de forma alguma a necessidade de compra de um cabo novo.

Agora, se você é um usuário mais experiente e entende de manutenção de hardware, pode tentar consertar o cabo de recarga danificado por conta própria.

 

 

 

Reparando o cabo por completo

Em caso de necessidade extrema, você pode ativar o modo “faça você mesmo”, e tentar consertar o cabo de recarga para não ficar sem energia no smartphone no final do dia. Desde que você conte com os conhecimentos necessários para isso, obviamente.

O procedimento abaixo só vai valer a pena se você possui habilidades para tal e um pequeno soldador em casa. Caso contrário, sai mais barato comprar um cabo novo mesmo.

Os métodos que vamos apresentar a partir de agora são pensados nos usuários mais avançados. Ou seja, se você não tem absoluta certeza sobre como realizar tais tarefas, lamento em dizer, mas este artigo terminou aqui para você.

Caso contrário, vamos avançar.

  1. Corte em aproximadamente 5 centímetros acima do ponto de ruptura, para garantir que o cabo restante não estará danificado.
  2. Remova a capa externa da extremidade do cabo rompido, até expor com cuidado os cabos internos.
  3. Remova todo o cabo que resta na porta de recarga do cabo, deixando todos os contatos de estanho livres.
  4. Com muito cuidado, remova o revestimento dos pequenos cabos internos para deixar o cobre condutor exposto. Deixe livre também os pontos onde serão soldados na porta USB do carregador (a foto abaixo mostra como deve ficar).

Agora, siga os esquemas abaixo para realizar a solda no conector USB, respeitando a ordem correta das cores dos cabos:

Cabo USB-C

  • Preto à esquerda do C1.
  • Verde.
  • Branco se divide em R1.

Cabo micro USB ou Lightning

  • Positivo ou G: vermelho.
  • Branco.
  • Verde.
  • Negativo ou V: negro.

Compartilhe