Fato: nunca foi tão fácil e simples utilizar a distribuição mais popular do Linux sem sair do Windows.

Canonical e Microsoft apresentaram recentemente a versão estável do Ubuntu para Hyper-V (com suporte para o Ubuntu 18.04.1 LTS), oferecendo um desktop completo do Ubuntu e confirmando o romance entre Microsoft com o mundo Linux.

A nova imagem está otimizada especialmente para tal finalidade, entregando melhorias como a melhor integração, escala dinâmica de destkop, pastas compartilhadas entre host e convidado e melhor experiência com o mouse na troca de interface.

A solução aproveita as vantagens da virtualização, um recurso muito valioso, rápido, cômodo e seguro. A instalação é muito simples via Hyper-V Quick Create, aplicativo adicionado pela Microsoft no Windows 10 (Fall Creators Update ou superior), que permite criar uma máquina virtual em poucos minutos.

A ferramenta é automatizada e faz o download da imagem, a instalação do sistema e a conexão da máquina virtual. Em um bom equipamento, o processo se completa em apenas quatro minutos.

A solução é pensada nos profissionais, mas qualquer usuário pode utilizá-la para ter o Ubuntu no Windows 10. Se você precisa usar alguns aplicativos e ferramentas para usar o Linux no Windows e precisa que os dois sejam sistemas independentes no mesmo equipamento, essa pode ser uma ótima solução.

 

+info