Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Nothing Phone (2): mais LED… mais caro?

Nothing Phone (2): mais LED… mais caro?

Compartilhe

O Nothing Phone (2) é uma realidade, e chega ao mundo com a complexa missão de ser o sucessor do bem-sucedido Nothing Phone (1).

Com o objetivo de conquistar o segmento premium com preços mais acessíveis do que a concorrência, a Nothing promete importantes melhorias na fotografia, combinando com um hardware de alta qualidade. Mas… será que o produto conseguiu evoluir em relação ao modelo do ano passado?

A partir de agora, eu conto se o Nothing Phone (2) consegue surpreender por ser melhor, ou se é um grande “nada” que custa mais caro em comparação com o dispositivo lançado no ano passado.

 

Design que funcionou muito bem

O design do Nothing Phone (2) mantém a essência de seu antecessor, com algumas modificações sutis.

O dispositivo é ligeiramente maior e apresenta uma leve curvatura na parte traseira, proporcionando um visual elegante. A construção combina alumínio 100% reciclado e vidro, o que o equipara aos concorrentes dentro do segmento em termos de design.

O telefone mantém a tela plana, evitando a tendência atual de telas curvas. Um elemento que torna esse smartphone único é o grupo de LEDs na parte traseira, que acrescenta uma forte tendência de identidade visual ao smartphone.

A tela do Nothing Phone (2) cresceu significativamente, atingindo 6,7 polegadas. Ela utiliza tecnologia OLED e possui uma taxa de atualização de 120 Hz, onde o seu principal diferencial está na tecnologia LTPO, que permite ajustar a taxa de atualização para até 1 Hz, economizando energia. O painel oferece um brilho de 1.000 nits em pico, enquanto os 1.600 nits são reservados para os conteúdos em HDR.

 

Desempenho e bateria alinhados com sua proposta

Quanto ao desempenho, o Nothing Phone (2) recebe um upgrade considerável em relação ao seu antecessor. O dispositivo é equipado com o processador Snapdragon 8+ Gen 1, chip que fica abaixo apenas do Snapdragon 8 Gen 2.

As opções de memória incluem 8 + 128 GB, mas a escolha mais atraente em termos de preço é a versão de 12 + 256 GB. Para aqueles que desejam o máximo em capacidade de armazenamento, há também a opção de 12 + 512 GB.

Para alimentar todas essas funcionalidades, o Nothing Phone (2) é equipado com uma bateria de 4.700 mAh, que suporta carregamento rápido de 45W, carregamento sem fio de 15W e carregamento sem fio reverso de 5W. Essas características são uma aposta acertada para preservar a vida útil da bateria e manter o dispositivo pronto para uso durante todo o dia.

 

Os LEDs são úteis… acredite…

No que diz respeito aos LEDs na parte traseira, eles não são apenas elementos decorativos.

O Nothing Phone (2) traz diversas funções adicionais para os grupos de LEDs. Além de funcionarem como temporizador e indicador de volume, eles também estão integrados ao Google Assistant, exibindo animações enquanto o assistente virtual responde às solicitações. Além disso, há integração com aplicativos de terceiros, como o Uber, que exibe o progresso do pedido em tempo real.

Um novo aplicativo chamado ‘Compositor’ permite criar toques de chamada personalizados e sincronizados com os LEDs, oferecendo aos usuários uma experiência única de personalização.

 

Câmeras competentes

O Nothing Phone (2) aposta no sensor Sony IMX890, também presente em smartphones renomados como o OnePlus 11, Realme GT Neo 5 e OPPO Find N2 Flip. Embora não seja o sensor mais avançado do momento, é uma escolha sólida.

Além disso, o Nothing Phone (2) promete uma melhoria significativa em seu HDR, atribuindo maior peso ao processamento de software durante as capturas. Resta aguardar a análise completa de produtores de conteúdo e outros usuários para avaliar o desempenho real do dispositivo neste aspecto.

Mas as perspectivas são excelentes.

 

Software atualizado

O Nothing Phone (2) chega com o Android 13 e o Nothing OS 2, uma versão personalizada do Android pela própria empresa. A boa notícia para os usuários é que o dispositivo receberá três anos de atualizações do sistema operacional (até o Android 16) e quatro anos de atualizações de segurança, garantindo uma maior longevidade ao produto.

 

O que mudou em relação ao Nothing Phone (1)?

Comparando os dois modelos em detalhes, podemos notar diferenças significativas em quase todos os aspectos, embora à primeira vista possam parecer semelhantes em muitos pontos.

Vamos aprofundar a comparação entre o Nothing Phone (2) e o Nothing Phone (1), para que você possa ter uma ideia melhor se vale a pena correr atrás do novo modelo, ou se a diferença de preço não compensa para quem está com a grana curta.

 

Design

Começando pelo design, a Nothing optou por manter a mesma estética em ambos os modelos, seguindo a filosofia da empresa. Assim, na nova geração, encontramos as transparências presentes no modelo anterior, tornando o Nothing Phone (2) instantaneamente reconhecível.

Existem pequenas alterações aqui e ali. Na parte traseira, ao observarmos ambos os dispositivos com atenção, é possível notar algumas mudanças nos detalhes internos, como os embelezadores, além de diferenças na interface Glyph e nos LEDs.

Além dos LEDs superior (para notificações específicas) e inferior, a parte central foi redesenhada. Na primeira geração tínhamos um único conector, e nesta segunda versão são apresentadas seis partes distintas. A Nothing explica em seu perfil no Twitter que isso permite uma iluminação mais precisa em cada segmento, mas também exigiu um redesenho dos componentes da parte traseira.

A mudança mais significativa nesta parte traseira é que, mesmo mantendo o uso de vidro, a Nothing optou por dar aos cantos uma forma curva, em contraste com o acabamento plano da geração anterior. Quanto à tela, no entanto, as bordas planas foram mantidas, aumentando apenas as dimensões do display.

 

Tela

O Nothing Phone (1) contava com uma tela de 6,5 polegadas com resolução FullHD+ de 2.400 x 1.080 pixels. No Nothing Phone (2), a tela cresceu para 6,7 polegadas, mantendo a resolução FullHD. O painel OLED foi mantido, mas o novo modelo apresenta um painel LTPO que permite uma taxa de atualização variável de 1 a 120 Hz.

O brilho da tela também passou por alterações, atingindo um pico de 1.000 nits em comparação aos 700 nits da geração anterior. Além disso, a posição da câmera frontal foi modificada, saindo do canto superior esquerdo e agora está centralizada.

 

Processador

A maior diferença entre o Nothing Phone (2) e o Nothing Phone (1) está em seu desempenho interno. O SoC é o principal responsável por esse salto de categoria entre os dois modelos.

Na primeira geração, encontramos o Snapdragon 778+ 5G, um processador muito bom com uma CPU de oito núcleos, com um núcleo rodando a 2,5 GHz, três núcleos a 2,4 GHz e quatro núcleos de baixo consumo a 1,9 GHz. A GPU é a Adreno 642L, que continua sendo um bom processador, mas está um degrau abaixo do que é encontrado na nova geração.

O Nothing Phone (2) conta com o Snapdragon 8+ Gen 1, que embora já tenha um ano desde o seu lançamento e tenha sido superado (especialmente em eficiência energética) pelo Snapdragon 8 Gen 2, ainda é um excelente processador para todas as tarefas, graças à sua CPU e, principalmente, à sua GPU.

O processador possui oito núcleos, sendo um deles rodando a 3,2 GHz, três a 2,5 GHz e quatro a 1,8 GHz, mas o destaque fica por conta da GPU Adreno 730, que é capaz de oferecer um desempenho excepcional para rodar jogos com qualidade máxima.

 

Bateria

A capacidade da bateria e o carregamento também receberam melhorias, embora não tão espetaculares quanto as do SoC.

Sempre é bem-vinda uma bateria com maior capacidade, e nesse caso passamos de 4.500 mAh no Nothing Phone (1) para 4.700 mAh no Nothing Phone (2). Quanto ao carregamento, o Nothing Phone (2) conta com 45 W via cabo, 15 W de carregamento sem fio e 5 W de carregamento reverso sem fio. Já o Nothing Phone (1) tinha carregamento de 33 W via cabo, 15 W de carregamento sem fio e 5 W de carregamento reverso sem fio. Portanto, temos um acréscimo de 200 mAh na nova geração e um carregamento um pouco mais rápido.

 

Câmeras

Ambos os modelos possuem dois sensores de 50 megapixels cada, mas o sensor principal foi atualizado no Nothing Phone (2).

Na geração anterior, a Nothing utilizou o sensor IMX766, um dos sensores mais populares de 2022, que oferecia resultados impressionantes quando combinado com um bom processamento de imagem. Nesta nova geração, a empresa britânica optou pelo sensor IMX890, que tem tudo para se tornar o novo destaque deste ano, e que já foi visto em smartphones como o OnePlus 11, OPPO Find N2 Flip e Realme GT Neo 5.

Na parte frontal, temos um sensor de 32 megapixels em comparação aos 16 megapixels da geração anterior. Trata-se do Sony IMX615 f/2.45.

 

Preço

Por fim, chegamos ao ponto que mais evidencia a mudança geracional: o preço.

Levando em consideração o Snapdragon 8+ Gen 1 e a tela LTPO, talvez a diferença de preço não seja tão grande quanto se poderia esperar.

O Nothing Phone (1) foi lançado a partir de 469 euros para a versão de 8 GB + 128 GB, chegando a 549 euros para a versão de 12 GB + 256 GB. Já o Nothing Phone (2) começa em 649 euros para a versão de 8 GB + 128 GB, e vai até 799 euros para a versão de 12 GB + 512 GB.

 

Nothing Phone (2): vale o quanto custa?

A Nothing fez uma interessante atualização no Nothing Phone (2), entregando recursos típicos de um telefone top de linha ou premium. E o salto técnico foi considerável de um modelo para outro.

Logo, o aumento de preços dos modelos pode ser expressivo, mas a tendência é que você vai receber muito mais no desempenho do telefone, o que pode compensar o valor a mais que você vai pagar por ele.

Tudo bem, ele não é um smartphone perfeito. Eu sei que muitas pessoas gostariam de receber um telefone com Snapdragon 8 Gen 2 pelo preço que a Nothing cobra pelo Nothing Phone (2), mas estão pagando para ter o segundo processador mais potente da Qualcomm. E, no final, está tudo certo: se você não vai usar essa potência toda, pode viver muito bem com o Snapdragon 8+ Gen 1.

Considerando todo o cenário de momento do mercado de smartphones, é possível dizer que o Nothing Phone (2) pode sim valer o quanto custa. Ele é mais barato do que vários dos concorrentes de outras marcas dentro do seu segmento e faixa de preço, e é diferente o suficiente para investir tempo e dinheiro na proposta.

Só espero que a Nothing tenha corrigido todos os erros detectados na primeira versão do produto.

Caso contrário, ele será um grande “nada” em nossas vidas. E um nada que custa consideravelmente mais caro.

 

Nothing Phone (2): versões e preços

  •     Nothing Phone (2) | 8GB/128GB por 649€
  •     Nothing Phone (2) | 12GB/256GB por 699€
  •     Nothing Phone (2) | 12GB/512GB por 799€

 

Nothing Phone (2): especificações técnicas

  • Design: Construção em alumínio 100% reciclado e vidro traseiro com leve curvatura.
  • Tela: Tamanho de 6,7 polegadas, tecnologia OLED, taxa de atualização de 120 Hz (LTPO) e brilho de até 1.000 nits.
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1.
  • Memória RAM: Opções de 8 GB e 12 GB.
  • Armazenamento interno: Opções de 128 GB, 256 GB e 512 GB.
  • Câmera traseira:
    • Sensor principal: Sony IMX890.
    • Ultra grande angular: 50 megapixels (Samsung JN1).
  • Recursos de fotografia: Melhoria no HDR e maior peso do processamento de software.
  • Sistema operacional: Android 13 com Nothing OS 2.
  • Atualizações de sistema operacional: Suporte para três anos de atualizações até o Android 16.
  • Atualizações de segurança: Quatro anos de atualizações com patches bimensais.
  • Bateria: Capacidade de 4.700 mAh.
  • Carregamento: Carga rápida de 45W, carregamento sem fio de 15W e carregamento sem fio reverso de 5W.
  • LEDs na parte traseira: Funções adicionais, incluindo temporizador, integração com o Google Assistant, indicador de volume e aplicativo ‘Compositor’ para criar toques de chamada personalizados.
  • Conectividade: Suporte para redes 5G, Wi-Fi, Bluetooth e NFC.
  • Cores: Disponível em branco e cinza escuro.
  • Data de lançamento: Disponível a partir de 21 de julho de 2023.
  • Preço:
    • Nothing Phone (2) | 8GB/128GB por 649€.
    • Nothing Phone (2) | 12GB/256GB por 699€.
    • Nothing Phone (2) | 12GB/512GB por 799€.

Compartilhe