Notch: o que é, quantos tem, e… precisamos dele? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Notch: o que é, quantos tem, e… precisamos dele? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Telefonia | Notch: o que é, quantos tem, e… precisamos dele?

Notch: o que é, quantos tem, e… precisamos dele?

Compartilhe

Eu sei. Você não gosta dele. Eu também não. Porém, por anos, o mercado tentou nos convencer que o notch era um mal necessário nos smartphones. E agora temos que conviver com ele, certo?

Mais ou menos.

Os recentes modelos de smartphones passaram a receber uma monocelha ou um pequeno U na parte superior, para receber a câmera frontal e os sistemas de identificação facial. Essa pequena área tão polêmica recebe o nome de notch.

Para os fabricantes de smartphones, isso pode ser um problema… ou não. No lugar de mudar o sensor de câmera de lugar, decidiram colocar outras funções para justificar a sua presença. Como é o caso do iPhone, que integrou o Face ID no notch, quase justificando a sua existência.

 

 

 

Os tipos de notch

 

 

A tecnologia do notch resultou em diferentes designs de smartphones e, por causa disso, temos diferentes tipos de notch.

Essa foi uma forma dos fabricantes tentarem se diferenciar uns dos outros, onde uma característica tão particular em um smartphone pode marcar um sinal claro de identidade de um dispositivo. Ou da falta de identidade de todo um mercado, já que todo mundo decidiu copiar todo mundo nessa história.

A prova disso é que apenas dois formatos de notch conseguiram perdurar no mercado: o estirado retangular, que o iPhone fez o favor de popularizar (doravante conhecido como monocelha) e em um design menor, em formato circular, e muito mais discreto.

Para a Samsung chegar nesse formato mais minimalista, em forma de U ou em um furo na tela, a empresa foi obrigada a patentear até cinco modelos diferentes de notch para poder chamar de seu um formato mais discreto que a monocelha.

 

 

 

O notch é ncessário?

 

Quando o notch apareceu, ele supriu a necessidade em eliminar botões na parte inferior do dispositivo, além de oferecer um espaço maior de tela. E muitos usuários (eu, inclusive) demonstraram uma profunda insatisfação com essa tendência.

Porém, o tempo mostrou que o notch não era algo que iria durar muito tempo (algo que eu também imaginei), e está fadado a desaparecer nos dispositivos. Ou seja, se você também ficou desgostoso com essa proposta de design, pode começar a comemorar, pois sua extinção está bem próxima.

Ou vá até as configurações do seu dispositivo e elimine a projeção de tela completa para retomar um retângulo perfeito na tela. A maioria dos smartphones permite que você faça esse ajuste sem maiores problemas.


Compartilhe