TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Nokia 9110 Communicator (1998), um telefone com alma e processador de PC | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Telefonia | Nokia 9110 Communicator (1998), um telefone com alma e processador de PC

Nokia 9110 Communicator (1998), um telefone com alma e processador de PC

Compartilhe

A Nokia é tão grande e lendária, que produzir conteúdo envolvendo a marca clássica é sempre um grande negócio. Bom, pelo menos para mim vale a pena, tanto pela nostalgia quanto pela audiência que aparece “do nada”.

Um dos modelos mais icônicos da Nokia que chegou ao mercado no seu auge de vendas na era do celular é o Nokia Communicator. Ele era um dos símbolos de praticidade e mobilidade, ajudando a definir o que o consumidor queria encontrar nesse tipo de produto.

Neste artigo, vou falar um pouco mais sobre um modelo em específico, o Nokia 9110 Communicator. Era um celular tão potente para o seu tempo, que recebia um processador com o mesmo poder de fogo de um chip para PC.

 

Fruto de uma evolução significativa

O primeiro modelo do Nokia Communicator foi o 9000i, lançado pela Nokia em 1996. O modelo deu certo a ponto de a fabricante finlandesa lançar a segunda versão, o Nokia 9110 Communicator, em 1998. E é o telefone atualizado o nosso objeto de estudo nesse artigo.

A Nokia adicionou melhorias significativas no Nokia 9110 Communicator, incluindo uma necessária redução de peso para aumentar a sua portabilidade, e uma mudança de processador de Intel para AMD. Algo típico do mundo informático de 2023, mas realizado em 1998, em um passo ousado dos finlandeses.

E eu justifico o meu argumento de forma bem simples: pense no trabalho que deu para a Apple em migrar para o seu formato atual de processadores, e comece a dimensionar no tamanho do desafio que a Nokia abraçou para adotar os chips da AMD no Nokia 9110 Communicator.

A Nokia soube preparar o terreno para a chegada do Nokia 9110 Communicator ao mercado. Antes mesmo de lançar o produto ao mercado, ele fez uma aparição nos cinemas, o que marcou a sua primeira aparição pública. O dispositivo deu as caras na grande tela em 1997, no filme “O Santo”, estrelado por Val Kilmer como Simon Templar.

Observe como já existia essa história de promover os produtos de tecnologia em filmes e séries de TV. E pensar que a Nokia iria repetir a estratégia anos depois, em “Matrix”…

 

A reparação dele era uma tarefa bem complicada

Voltando para a parte técnica do telefone.

O Nokia 9110 Communicator conseguiu reduzir o peso do modelo original para 253 gramas. E isso aconteceu também por causa da adoção do processador AMD Élan SC450 de 33 MHz, extremamente potente e similar a muitos chips para PCs lançados no início da década de 1990.

Todas essas informações agora são conhecidas do grande público graças ao canal do YouTube Janus Cycle, que encontrou uma unidade do 9110 para reparo. O processo de desmontagem e identificação dos elementos de hardware detalhou as suas principais características, e dá para dizer que o processo de reparação do telefone foi complexo, por conta da idade do dispositivo.

E ninguém disse que essa seria uma missão simples. Após tentativas de reparo, o primeiro 9110 não respondeu positivamente e perdeu todas as funcionalidades, morrendo na mão do produtor de conteúdo (e causando gatilhos emocionais naqueles que adoram alimentar a nostalgia tecnológica).

Mas youtubers são seres que não desistem, e o Janus encontrou uma segunda unidade do Nokia 9110 Communicator funcional, iniciando com sucesso e executando o sistema operacional PEN/GEOS 3.0. O que já é uma vitória quando olhamos para o tempo de uso do dispositivo.

 

Como era o Nokia 9110 Communicator por dentro?

Chegou a hora de efetivamente conhecer as entranhas e os principais detalhes do Nokia 9110 Communicator. Até porque é por isso que você está aqui.

O 9110 possui uma tela LCD de 640×200 pixels em 16 tons de cinza, pensada na produtividade e nos aplicativos com proposta visual. Na época, a Nokia acreditava que o usuário poderia responder com agilidade e-mails e produzir breves textos com o dispositivo, em uma tentativa de aproximar o modelo da proposta já consolidada (e bem recebida) dos telefones da BlackBerry.

O telefone conta com um leitor de cartões MMC para facilitar a transferência e instalação de software compatível. E posso dizer que utilizei esse tipo de cartão no passado. Era o microSD da época, já que era o formato mais popular no meio de tantas alternativas disponíveis nesse segmento.

Podemos dizer que o Nokia 9110 Communicator possui um perfil hackeável, permitindo o fácil acesso ao modo DOS com a ajuda de programas adicionais. E quem duvida que ele não foi hackeado no passado? Afinal de contas, o filme “Hackers – Piratas de Computador” vendia a ideia de que qualquer pessoa com habilidades informáticas poderia invadir qualquer tipo de dispositivo, desde que tenha os conhecimentos adequados, um bom computador e escute música eletrônica no máximo volume.

O sistema operacional PEN/GEOS 3.0 tem vínculos estreitos com GeoWorks e Berkeley Softworks, através de uma parceria da Nokia com essas empresas. O foco em produtividade desse software ficava evidente pela interface gráfica e recursos dedicados. E para um dispositivo que chegou ao mercado na década de 1990, ele era simplesmente o máximo em tecnologia que você poderia encontrar

O Nokia 9110 Communicator é um importante capítulo da história da telefonia móvel, e um objeto de desejo de muitos geeks na época. Ao produzir esse conteúdo, me dei conta de que já gostava de tecnologia bem antes de começar a escrever sobre isso na internet, já que esse foi um dos telefones que mais me chamou a atenção.

E revisitar a sua história foi uma das melhores coisas que poderia fazer por mim mesmo. E espero ter oferecido essa mesma boa sensação para você, que chegou até o final do artigo.


Compartilhe