Compartilhe

Roma, filme de Alfonso Cuarón, recebeu algumas das melhores críticas do ano, e não é surpresa ver o filme receber 10 indicações ao Oscar 2019. E esse filme finalmente fez com que a Netflix marcasse um gol de placa, onde a plataforma de streaming recebeu um total de 14 indicações aos Academy Awards (foram 8 em 2018), se consolidando de vez com uma das grandes produtoras de cinema da atualidade.

Roma é um claro favorito ao Oscar 2019

O filme de Alfonso Cuarón empatou em indicações com A Favorita, onde os dois filmes estão indicados nas categorias de melhor filme (primeira indicação desse tipo para a Netflix) e melhor diretor.

O singular de Roma é que o filme não estreou no circuito comercial de forma convencional. Para ser elegível às premiações, a Academia exige que um filme seja exibido em alguma sala de cinema do condado de Los Angeles por sete dias consecutivos antes de 31 de dezembro daquele ano.

A Netflix cumpriu com a regra. Exibiu Roma em várias cidades da Califórna, em Nova York e no México, antes de sua estreia global na plataforma de streaming em 14 de dezembro.

Essa situação motivou um novo debate sobre o modelo de distribuição do cinema atual, que para Cuarón e a Netflix deveria ser algo muito diferente do que vemos hoje.

O próprio Cuarón afirmou que para conseguir chegar nos resultados que ele queria em Roma, ele mesmo entende que só conseguiria isso se contasse com todas as tecnologias desenvolvidas pela Netflix para entregar as soluções técnicas que ele queria apresentar no filme.

Tanto, que Cuarón insiste que, para obter o máximo de imersão dentro da narrativa proposta por ele no longa, o filme precisa ser assistido em casa, e com as configurações recomendadas pela Netflix.

Outro grande sucesso da Netflix no Oscar 2019 é A Balada de Buster Scruggs, dos irmãos Cohen, que recebeu três indicações. A indicação que falta para a plataforma de streaming vem do documentário End Game.

A evolução das indicações de produções da Netflix no Oscar foi algo notável. em 2017, foram três indicações, enquanto que em 2018 conseguiram oito menções. Em 2019, foram 14, graças ao espetacular Roma, que pode ser um dos grandes vencedores do Academy Awards 2019.

Lembrando que, em 2018, a Netflix venceu o seu primeiro Oscar com Ícaro, e tudo indica que virão mais prêmios esse ano.

 

Via SpinOff.com.br


Compartilhe