TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Netflix canta vitória na guerra contra as contas compartilhadas | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | TV Por Assinatura e Streaming | Netflix canta vitória na guerra contra as contas compartilhadas

Netflix canta vitória na guerra contra as contas compartilhadas

Compartilhe

Deu certo para a Netflix. Infelizmente.

A gigante do streaming Netflix está celebrando seu melhor momento desde 2020, graças a duas estratégias controversas que provaram ser bem-sucedidas.

A limitação de contas compartilhadas e o lançamento do plano básico com anúncios resultaram em um crescimento notável da base de assinantes da empresa durante o segundo trimestre de 2023.

 

Os números são frios (como sempre)

Durante esse período, a Netflix adicionou 5,9 milhões de novos assinantes, elevando o número total de assinantes pagos para 238,39 milhões em todo o mundo. Essas estatísticas foram divulgadas no relatório trimestral da empresa, que comprovou o impacto positivo das mudanças recentes.

A decisão de limitar as contas compartilhadas foi recebida com alguma resistência por parte dos investidores, que demonstraram inquietação diante do que foi chamado de “uma batalha competitiva” no relatório para investidores da Netflix.

A situação foi agravada pelas delicadas questões enfrentadas pela indústria de Hollywood, com a greve dos sindicatos de roteiristas e atores, que poderia afetar as plataformas de streaming de maneira totalmente imprevisíveis.

Como resultado, as ações da Netflix sofreram uma queda de 4% no último trimestre, mas analistas acreditam que os investidores podem estar bloqueando seus lucros após um aumento de mais de 50% no valor das ações ao longo do ano.

A Netflix também alterou a maneira como mede a popularidade de suas séries e filmes, e essa mudança foi crucial para impulsionar o crescimento da empresa.

O segundo trimestre é tradicionalmente um período de crescimento mais lento para a plataforma, mas dessa vez os números superaram as expectativas. Os 5,9 milhões de novos assinantes adicionados nesse período foram um dos melhores resultados desde os tempos de pico da pandemia, quando a empresa alcançou 10 milhões de novos assinantes.

 

As mudanças funcionaram para a Netflix (infelizmente)

Apesar das críticas iniciais, a limitação das contas compartilhadas provou ser uma decisão acertada.

A Netflix estimou que cerca de 100 milhões de pessoas em todo o mundo estavam acessando o serviço sem pagar, o que levou à implementação do plano de crescimento baseado em assinaturas individuais. Embora alguns mercados ainda apresentem situações diversas em relação à medida, com alguns usuários ainda podendo compartilhar contas sem problemas, o resultado geral tem sido positivo para a empresa.

Além disso, o plano básico com anúncios da Netflix também está funcionando. Em um momento em que a inflação impacta os consumidores e muitos buscam cortar gastos com entretenimento, o plano mais barato com anúncios parece estar funcionando muito bem.

De fato, a Netflix conseguiu inclusive eliminar o plano mais barato sem anúncios em alguns dos mercados mais importantes, como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, e está considerando fazer o mesmo em outros países.

Com um faturamento total de cerca de 8,2 bilhões de dólares e um lucro operacional de aproximadamente 1,8 bilhão de dólares no segundo trimestre de 2023, a Netflix se posiciona como líder em termos de engajamento de streaming. A empresa está colhendo os frutos de suas polêmicas decisões, e a tendência é que a concorrência realize movimentos semelhantes.

E quem paga é o assinante. E, neste caso, vai pagar bem mais caro, literalmente.


Compartilhe