Microsoft Edge vs Chrome, Opera e Firefox nos testes de benchmarks | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Microsoft Edge vs Chrome, Opera e Firefox nos testes de benchmarks | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Microsoft Edge vs Chrome, Opera e Firefox nos testes de benchmarks

Microsoft Edge vs Chrome, Opera e Firefox nos testes de benchmarks

Compartilhe

O novo Microsoft Edge Chromium já está disponível. Com isso, chegou a hora de fazer as inevitáveis comparações com os demais navegadores igualmente importantes, especialmente no desempenho.

Por isso, temos nesse post alguns testes de benchmark comparando os resultados do Microsoft Edge Chromium com o Google Chrome, Firefox e Opera, os navegadores desktop multiplataforma mais populares do mercado.

Os testes foram realizados no Windwos 10 versão 1909 com as últimas versões estáveis de cada navegador. Cada teste foi realizado duas vezes para garantir que não apareceriam grandes variações entre os resultados. Cada teste foi realizado com apenas um navegador aberto por vez, sem qualquer outra aba funcionando além daquela que executava o benchmark.

 

 

Basemark Web 3.0

Teste que mede como um navegador é capaz de executar aplicativos web, incluindo várias avaliações gráficas e de sistema que utilizam as capacidade da web. Aqui, os resultados também dependem da potência gráfica do hardware, pois realiza testes intensos com conteúdos gráficos, como WebGL 2.0, que utiliza principalmente a GPU.

Aqui, o Google Chrome é o claro vencedor, seguido muito de perto pelo Microsoft Egde, com apenas 55 pontos a menos. O Opera ficou na terceira posição, e Firefox segurou a lanterna, com apenas 642 pontos.

 

 

JetStream2

Teste de JavaScript e WebAssembly que realiza múltiplas avaliações para medir a latência e o desempenho do navegador. As notas mais altas vão para os navegadores que podem iniciar mais rápido, executar o código rápido e rodar de forma mais fluída.

Nessa avaliação, o Opera saiu vencedor, com 112.764 pontos. O Chrome ficou atrás, bem na cola. O Microsoft Edge ficou em terceiro, não muito atrás. E o Firefox de novo ficou na lanterna, lá atrás, com 87.821 pontos.

 

 

Speedometer

Teste que usa apps web de demonstração para simular diferentes ações que o usuário pode ter no navegador, medindo o tempo que o navegador leva para responder a essas ações, calculando uma pontuação média que basicamente determina o quão responsivo é o navegador diante das ações do usuário.

Aqui, Microsoft Edge e Chrome estão quase empatados, com uma diferença de apenas 0.6 pontos. Na terceira posição ficou o Opera com 15 pontos a menos. O Firefox segue na última posição e muito atrás dos demais, com 73.4 pontos a menos.

 

 

WebXPRT 3

Por fim, um benchmark que compara o desempenho utilizando seis cenários baseados em HTML5 e JavaScript, imitando as tarefas diárias para ver como o navegador maneja os cenários da vida real.

Nesse último teste, o Firefox finalmente sai como vencedor com 208 pontos, 20 a mais que o Microsoft Edge. Opera e Chrome completam a terceira e quarta posições respectivamente, com apenas um ponto de diferença entre ambos.

 

 

Conclusões

Se existe algo consistente que os resultados mostram é que o Microsoft Edge se saiu bem em todos os testes, mesmo não sendo o vencedor em nenhum deles. Mesmo assim, esteve perto do primeiro lugar em todos, e com diferenças mínimas. Nunca ficou para trás do navegador vencedor com diferenças significativas.

Com exceção do WebXPRT 3, os demais benchmarks favoreceram de forma clara os navegadores baseados em Chromium, o que indica que o motor do Firefox precisa melhorar em alguns aspectos para competir de igual para igual com os seus adversários.

 

 

Via Genbeta


Compartilhe