TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Microsoft apresenta novos laptops: Surface Laptop Go 3 e Surface Laptop Studio 2 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notebooks, Ultrabooks e Conversíveis | Microsoft apresenta novos laptops: Surface Laptop Go 3 e Surface Laptop Studio 2

Microsoft apresenta novos laptops: Surface Laptop Go 3 e Surface Laptop Studio 2

Compartilhe

Durante o evento de inteligência artificial da Microsoft ocorrido na última quinta-feira (21), a empresa revelou novidades de hardware, apresentando duas atualizações dos seus dispositivos: o Surface Laptop Go 3 e o Surface Laptop Studio 2.

Além dos recursos de software que começam a desembarcar no Windows 11 logo de cara (antes mesmo do hipotético Windows 12) e da chegada de uma nova plataforma para gerar imagens via IA, a Microsoft decidiu entregar novos computadores, algo que ela aprendeu a fazer tão bem.

Vamos conhecer os principais detalhes sobre esses dois novos produtos da Microsoft, apresentando as suas principais características.

 

Sobre o Surface Laptop Go 3

O Surface Laptop Go 3, a terceira geração deste modelo, se posiciona como uma opção modesta e “acessível” no universo dos laptops (isso, na interpretação da Microsoft, é claro).

Ao longo dos anos, a linha Surface tem oferecido o Laptop Go como uma alternativa para aqueles que buscam um dispositivo compacto e com preço mais ajustado que um notebook tradicional. No caso do Surface Laptop Go 3, sua tela de 12,4 polegadas com tecnologia tátil PixelSense e uma relação de aspecto de 3:2, continua a ser um dos pontos fortes do dispositivo, com uma resolução de 1536 x 1024 pixels.

No coração deste laptop, encontramos mais uma vez um processador Intel Core i5, agora atualizado para os chips de Alder Lake de 12ª geração da Intel. De acordo com a Microsoft, essa atualização resulta em um aumento de desempenho notável, tornando o laptop “88% mais rápido” do que a geração anterior.

Não podemos ignorar aqui o fato de que a Intel já está na décima terceira geração dos seus processadores, o que me leva a crer que o usuário vai receber um hardware desatualizado com esse novo computador. Mas isso é um detalhe que será ignorado pela maioria dos compradores que só desejam um notebook que funciona bem para as tarefas diárias.

Em termos de RAM, os consumidores podem optar por configurá-lo com até 16 GB, partindo de uma base de 8 GB. Quanto ao armazenamento, a opção padrão é um SSD de 256 GB.

O laptop ainda oferece suporte para WiFi 6 e Bluetooth 5.1. Quanto às portas, mantém a mesma configuração do ano anterior, incluindo um USB-1, um USB-C e uma entrada “jack” para fones de ouvido. Além disso, ele continua a contar com alto-falantes Omnisonic com Dolby Audio Premium e uma câmera de 720p compatível com o Windows Hello para desbloqueio facial.

Sobre a autonomia de bateria, a geração anterior prometia até 13,5 horas de uso. Agora, a Microsoft afirma que o Surface Laptop Go 3 poderá ser usado “durante todo o dia”, embora na ficha técnica conste a referência de 15 horas de uso típico.

É importante notar que a autonomia real da bateria depende do uso do dispositivo. Navegar na internet, escrever artigos e e-mails e atividades mais leves drenam muito menos a bateria do que rodar jogos e assistir vídeos por streaming. E a Microsoft não deixa claro qual é o perfil de uso que vai permitir o uso “durante todo o dia”.

O laptop virá com o Windows 11, a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft.

 

Sobre o Surface Laptop Studio 2

Aqui, encontramos a máxima expressão da Microsoft no mundo dos laptops.

Desde o início, este laptop se destacou por sua tela impressionante, desempenho extraordinário e design distintivo. É inegavelmente uma opção de notebook premium, algo que se reflete em seu preço, que ultrapassa com facilidade a casa dos 1.500 dólares.

O Surface Laptop Studio 2 ostenta uma tela tátil de 14,4 polegadas com tecnologia PixelSense, uma taxa de atualização de 120 Hz e uma resolução de 2400 x 1600 pixels, além de suporte para Dolby Vision IQ. A Microsoft optou por manter a fórmula que fez sucesso com o Surface Laptop 2 do ano anterior, mantendo a consistência em sua proposta.

Os consumidores poderão escolher entre dois processadores Intel Core i7, ambos carregando a etiqueta EVO do fabricante. Mas neste caso, encontramos o mais potente processador de 13ª geração da Intel, o 13700H.

A parte gráfica também não fica para trás, com opções que variam entre os gráficos Intel Iris Xe mais básicos e as potentes placas NVIDIA RTX com 6 GB ou 8 GB de memória GDDR6.

A memória RAM é configurável com opções de 16 GB, 32 GB ou 64 GB LPDDR5x, e as opções de armazenamento incluem 512 GB, 1 TB ou 2 TB de SSD NVMe. No geral, este conjunto de componentes promete um desempenho que deverá ser o dobro do modelo da geração anterior, de acordo com a Microsoft.

Repito: as palavras não são minhas, são da Microsoft. Cobre o Satya Nadella se você não encontrar toda essa potência durante aquele trabalho com o Photoshop ou na edição de vídeos.

Na conectividade, o Surface Laptop Studio 2 oferece duas portas USB-C (USB4/Thunderbolt 4) com suporte para DisplayPort e Power Delivery, uma porta USB-A 3.1, uma ranhura para cartão MicroSDXC, uma entrada “jack” para fones de ouvido e a clássica porta Surface Connect. A conectividade sem fio inclui WiFi 6E e Bluetooth 5.3, enquanto as opções de sistema operacional são o Windows 11 Home ou Windows 11 Pro.

 

Quanto custam os novos laptops?

Para aqueles que estão ansiosos para colocar as mãos nestes novos laptops da Microsoft, a data de disponibilidade para esses produtos está marcada para 3 de outubro nos Estados Unidos.

O Surface Laptop Go 3 tem preço inicial sugerido de 799 dólares, enquanto o Surface Laptop Studio 2 parte de 1.999 dólares. Não há previsão de lançamento dos produtos para o mercado brasileiro, e muito provavelmente nenhum dos dois deve desembarcar por aqui, tal e como aconteceu com os portáteis das gerações anteriores lançados pela Microsoft.

Mesmo assim, é sempre bom mostrar o que é apresentado lá fora, para que os usuários brasileiros possam correr atrás desses produtos… ou comecem a se lamentar pelo o que estão perdendo de tecnologia.


Compartilhe