Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Microsoft abandona o Surface Duo original

Microsoft abandona o Surface Duo original

Compartilhe

A Microsoft anunciou recentemente o fim do suporte para atualizações de sistema operacional e de segurança para o Surface Duo original, um dos dispositivos mais peculiares da empresa nos últimos anos.

O smartphone com tela dupla foi encarado por muitos como um protótipo de luxo ou um produto de gosto duvidoso, e nunca engrenou no mercado, se tornando um produto com presença residual. Por exemplo, no Brasil, ele nunca deu as caras.

A data final de ciclo de vida do Surface Duo original foi marcada para 10 de setembro de 2023, o que significa que os usuários precisam mudar para o modelo mais recente para continuar recebendo atualizações.

 

A trajetória do Surface Duo original

Lançado em 2020, o Surface Duo se destacou em um nicho de mercado reduzido, mas não teve uma recepção tão grande quanto a esperada pela Microsoft. O modelo foi anunciado junto com o Surface Neo em 2019, mas apenas o Duo foi lançada no mercado.

O lançamento foi tão fracassado no mercado, que a Microsoft precisou reduzir o preço da Surface Duo original várias vezes para despertar o interesse de poucos compradores. O modelo chegou ao mercado com o Android 10, mas não cumpriu com a promessa de receber o Android 11 dentro de sua janela de elegibilidade para atualização.

O dispositivo recebeu a última atualização do sistema operacional com Android 12 L, que será a última versão do sistema operacional do Google que o dispositivo receberá. O Surface Duo 2, que substituiu a Surface Duo original, também não teve a recepção esperada pela Microsoft, se tornando mais um fracasso comercial da gigante de Redmond dentro desse segmento.

 

O que vai acontecer com o Surface Duo 2?

O Surface Duo 2 ainda receberá atualizações até 21 de outubro de 2024.

Isso significa que a compra do Surface Duo 2 ainda pode ser uma opção interessante para quem deseja continuar contando com um dispositivo da família Surface que ainda receberá atualizações, ou para aqueles que, por algum motivo que não consigo imaginar qual seja, preferem essa versão de dispositivo com tela dividida à tela dobrável do Galaxy Z Fold5.

Por outro lado, não podemos dizer que a Microsoft enganou alguém com o lançamento desse dispositivo. A própria gigante de Redmond foi clara desde o anúncio original da Surface Duo que o dispositivo teria uma data final de ciclo de vida.

A empresa está seguindo o mesmo padrão com o Surface Duo 2, de modo que os interessados em comprar o dispositivo precisam ter isso em mente antes de realizar o investimento no produto.

Sem falar que alguns rumores indicam que a próxima versão da Surface Duo pode abandonar o design atual de dobradiça e tela dividida. E se a Microsoft não entregar o hipotético Surface Duo 3 com uma tela dobrável e flexível, tal e como acontece com os seus concorrentes, é melhor que a empresa simplesmente desista de vez deste tipo de projeto.

De novo: o Surface Duo (em formato smartphone) nunca fez muito sentido da forma como foi entregue ao mercado, e tenho sérias dúvidas se a Microsoft vai seguir perdendo dinheiro com essa brincadeira.

O fim do suporte do Surface Duo original pode ser apenas o início do fim dessa iniciativa. Ou a renovação para algo melhor.

Vai saber o que passa pela cabeça de Satya Nadella…


Compartilhe