Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Meu Gmail foi parar na Dark Web: e agora?

Meu Gmail foi parar na Dark Web: e agora?

Compartilhe

A internet é um lugar vasto e repleto de segredos ocultos, e um dos locais mais sombrios é a Dark Web. Nessa parte desconhecida da rede, informações pessoais muitas vezes são vendidas sem nosso conhecimento.

Se você é usuário do Gmail, sua conta pode estar em risco. Afinal de contas, você certamente fez algum tipo de cadastro em sites de procedência duvidosa e, infelizmente, aquela plataforma pode ser vulnerável e deixar o seu endereço de e-mail vulnerável.

Felizmente, o Google oferece uma nova ferramenta para ajudá-lo a descobrir se suas informações foram comprometidas. Neste tutorial, vamos mostrar o passo a passo sobre como usar essa função e proteger sua privacidade (ou pelo menos tentar).

 

Acessando o relatório de Dark Web e executando a análise

Para começar, acesse o site do Google One digitando “one.google.com” em seu navegador. Uma vez na página inicial, navegue até o painel “Informe de dark web”.

Lá, você encontrará a opção “Testar agora”. Clique nesse item para iniciar o processo de verificação.

Você será redirecionado para uma nova tela com detalhes sobre os dados que serão obtidos. Aqui, não hesite: na parte inferior direita da tela, você verá a opção “Executar análise”. Clique nesse item para dar início à verificação de segurança do seu endereço de e-mail.

 

 Visualizando os resultados e seus detalhes

O Google iniciará uma busca na dark web em busca de seus dados. Uma vez concluída a análise, você receberá um resumo dos resultados.

Este resumo lhe dirá quantas vezes suas informações apareceram em violações de segurança. Para mais detalhes, clique em “Ver todos os resultados”, ainda dentro da plataforma Google One.

Agora, você será direcionado a uma página que enumera os vazamentos de dados relacionadas à sua conta. Aqui, você vai descobrir onde seus dados foram expostos e quais informações foram comprometidas.

Explore cada resultado para obter mais detalhes sobre a situação e tomar providências em relação aos dados vazados.

 

Protegendo suas informações e usando os recursos avançados

Além de fornecer informações sobre os vazamentos, o Google One também oferece recomendações para proteger seus dados. Siga essas dicas para fortalecer a segurança da sua conta.

Se você é um usuário do Google One, pode aproveitar recursos adicionais disponíveis na plataforma, e que podem ajudar ainda mais a reforçar a segurança do seu endereço de e-mail e dos seus dados nele armazenados.

Os assinantes premium têm a opção de programar relatórios periódicos, permitindo que o Google emita alertas sobre novos vazamentos sempre que detectados. Isso permite que o usuário tome providências em relação ao cenário apresentado pelo sistema o quanto antes.

 

Conclusão

Agora que você está armado com as ferramentas necessárias para proteger sua conta do Gmail de possíveis vazamentos na Dark Web, tenha em mente que a última dica para ajudar (ou até garantir) que o seu e-mail e os dados armazenados nele fiquem devidamente seguros e protegidos.

E a dica é… usar o senso comum.

Além de adotar as medidas necessárias e disponíveis pelo Google para proteger a sua conta, ter o mínimo de consciência e senso comum sobre como utilizar de forma consciente e responsável a sua conta do Gmail pode ser decisivo para manter suas informações mais sensíveis longe do alcance de olhos indesejados.

As dicas disponíveis neste artigo são mais do que suficientes para garantir uma navegação na web mais segura e com maior confiança.

Do mais… boa sorte!


Compartilhe