Antes de começar, é preciso explicar as diferenças entre Clearnet, Deep Web e Dark Web.
A Clearnete é a internet tal e como conhecemos, com as páginas listadas pelo Google e outros buscadores e com acesso direto e sem frescuras. Já a Deep Web é acessada pela internet convencional, mas com um conteúdo que só pode ser acessado sob determinadas condições, cota ou mensalidade. Ela representa 70% da internet como um todo.
Por fim, a Dark Web ocupa apenas 0.1% de toda a internet, e é intencionalmente oculta aos motores de busca, com endereços IP mascarados e acessíveis apenas com um navegador web especial.
Dito tudo isso…
A Dark Web é legal ou ilegal?
De acordo com o portal Owldetect, especializado em assuntos relacionados com a internet e redes, “não é ilegal entrar na Dark Web, mas é ilegal acessar algumas de suas páginas, especialmente aquelas relacionadas com a venda de armas ou drogas”. Alguns hackers estão nesse momento ajudando as forças de segurança a rastrear conexões e chegar de forma direta aos usuários que representam um perigo para a sociedade e que estão na Dark Web nesse momento.
Ou seja, a ilegalidade da Dark Web está diretamente relacionada com o uso que é dado dentro da rede. Bem sabemos que ela é utilizada para atividades ilegais, como compra e venda de armas, prostituição infantil, tráfico de drogas e atos extremos, e os criminosos a usam como via para não serem identificados. Quando os delinquentes são descobertos, aí é possível aplicar a legislação vigente.
Mas existem algumas exceções sobre o uso da Dark Web. Algumas pessoas procuram o anonimato por serem dissidentes dos governos, especialmente no caso da China, onde alguns não confiam na internet tradicional. Nesse caso, a Deep Web é utilizada sem fins delitivos graves.
Cuidado com o que você vai fazer lá
Já dá para concluir que navegar pela Deep Web e Dark Web não é ilegal, mas que determinadas ações podem resultar em problemas legais. Nessas webs ocultas, você encontra conteúdos de todos os tipos, tanto produtos e serviços como documentação. E tudo isso pode ser legal ou ilegal.
Logo, no lugar de não recomendar a entrada na Deep Web ou Dark Web, recomendamos o bom senso sobre as suas atividades lá dentro. Pois tudo o que você fizer lá pode e vai ser usado contra você nos tribunais.
Navegadores ocultos e obscuros
Se você quer entrar na Dark Web, é preciso utilizar um navegador chamado TOR (The Onion Router), ou algum outro browser famoso e específico para essa finalidade, como o Freenet, I2P ou ZeroNet.
O TOR trabalha usando várias capas, como se fosse uma cebola. Ele redireciona o tráfego de internet através de uma rede de cobertura de voluntários gratuita e global para ocultar a localização do usuário, encriptando cada mensagem e conteúdo em cada ponto. Como resultado, é quase impossível rastrear a origem dessas comunicações.