Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Meu celular tem vírus ou malware: o que faço?

Meu celular tem vírus ou malware: o que faço?

Compartilhe

Um belo dia, você está lá, sossegado, lendo as postagens dos seus amigos no Twitter, e percebe que o seu smartphone está ficando cada vez mais lento, e com um comportamento bem estranho. E você se pergunta: será que é um vírus ou malware?

Janelas pop-up começam a saltar do nada com propagandas prometendo aumentar o tamanho de certas partes do seu corpo, e chamadas telefônicas para o Afeganistão começam a ser registradas de forma repentina.

E você não tem nenhum primo no Afeganistão.

Neste post, vamos mostrar o que você deve fazer se está desconfiado que o seu smartphone está infectado por algum vírus ou malware.

 

 

 

Sintomas de uma infecção por vírus ou malware

 

  • Anormalidades e lentidão: isso se deve ao fato de que o software que infecta o terminal, faz uso de permissões do sistema e consome grande parte de seus recursos.
  • Temperaturas elevadas: como parte do problema, o uso excessivo de recursos pode causar superaquecimento do sistema, o que não ocorria antes.
  • Pacote de dados acabando em poucos dias: pode ser devido à interação em segundo plano do malware ou vírus, conectando-se à rede e baixando e enviando uma grande quantidade de dados para um servidor desconhecido.
  • Chamadas telefônicas não realizadas: podemos localizar ligações não realizadas por nós, fruto do gerenciamento e controle que o criminoso cibernético pode ter sobre o celular infectado.
  • Telefone travou de vez: este é um problema sério, pois o vírus pode travar completamente o sistema sem nos dar espaço para reagir.

 

Agora que você sabe quais são os principais sintomas que apontam uma possível infecção do seu smartphone por algum vírus e malware, vamos ver quais são as alternativas que você tem para tentar retirar o telefone dessa situação.

 

 

 

Reinicie o smartphone em modo de segurança

Ao reiniciar o smartphone em modo seguro, o sistema só vai carregar os programas que são considerados essenciais para o seu funcionamento. Dessa forma, você pode descobrir qual é o programa que está com o malware instalado e, dessa forma, pode remover o problema com segurança.

 

 

 

Tente excluir o aplicativo suspeito de ter um malware

É a continuação da dica anterior. Se possível (ou seja, se o programa em questão não deixou o seu smartphone inoperante), tente remover este aplicativo o quanto antes, para tentar devolver o status de normalidade ao smartphone. Aproveite que você já está no modo de segurança e faça a remoção desse aplicativo aqui e agora.

 

 

 

Backup de dados é fundamental

Se você conseguiu remover o malware em questão, ótimo. Agora, aproveite que está tudo bem e faça um backup dos seus dados. Se o problema se repetir no futuro, ao menos você tem as suas informações mais importantes salvas em um outro espaço de armazenamento.

 

 

 

Instale um bom antivírus

Por mais que alguns smartphones de diversas marcas já contem com softwares antivírus nativo, isso nem se compara em ter um programa profissional e especializado no assunto. Acesse a Google Play Store e escolha uma solução de alguma empresa com eficiência comprovada. E então, faça uma varredura pelo dispositivo em busca de alguma ameaça que esteja comprometendo o seu desempenho e os dados armazenados.


Compartilhe